O Rio de Janeiro recebe, entre os dias 1º e 6 de fevereiro, a nona edição da Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes), o maior festival estudantil da América Latina. Com o tema #vozesdobrasil, o evento reúne mais de cem convidados em debates e conferências sobre diversos temas. Entre eles estão artistas, comunicadores, políticos, intelectuais e representantes dos movimentos sociais. São esperados doze mil estudantes de todo o país.A acadêmica do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá, Tonia Carla de Souza, carimbou o passaporte para participação na Bienal ao ter um trabalho de extensão escolhido para ser apresentado durante o evento.

O referido estudo teve a participação de João Pedro Mariano, acadêmico do curso de Agronomia da UEM e bolsista do Programa PET Agro, e de Lígia Maria Jung, engenheira agrônoma e bolsista do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos. No total foram selecionados quinze trabalhos de extensão de todo o país, para serem apresentados durante o evento. O da UEM foi o único do Paraná.

Sob orientação do professor Ednaldo Michellon, a proposta do trabalho foi caracterizar os participantes das hortas comunitárias do município de Sarandi, divisa com Maringá. Atualmente, há quatro hortas comunitárias no município quatro, que contam com o apoio do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana  (Ceraup) da UEM. e juntas somam mais de dois hectares de produção. Aproximadamente cem famílias participam do projeto, cultivando, principalmente, folhosas como alface, couve, cebolinha, salsinha e almeirão.

O levantamento revelou que a maior parte dos produtores são pessoas com mais de 50 anos de idade e de baixa escolaridade. O estudo dos indicadores sociais, especialmente quanto a escolaridade, também apontou que eles são piores que a média do próprio município. “Uma das explicações se dá pelo fato de a maioria dos participantes ser de idade mais avançada e do baixo número de jovens entre os integrantes do programa”, pontuou Tônia de Souza.

A acadêmica comenta sobre a dificuldade de trabalhar com populações de baixa renda que, de um modo geral, vem de processos de exclusão social. Contudo, esse desafio tem sua importância, avalia ela, pois os participantes do projeto podem ser os dinamizadores das melhores práticas dentro da horta.

A Bienal da UNE será realizada na Fundição Progresso e Circo Voador, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Confira a íntegra da programação aqui.