O professor Jorge Cantos, coordenador do curso de Pedagogia na modalidade a distância, foi homenageado na cerimônia de colação de grau no campus regional de Cianorte, na noite de quinta-feira, 22. Paraninfo geral dos formandos daquele campus há 20 anos, ele foi novamente escolhido com a mesma honraria. “Foi realmente uma surpresa agradabilíssima, principalmente porque 2014 foi o último ano em que lecionei em Cianorte. Eu tenho duas paixões na vida: a educação na modalidade a distância e este campus regional. Recebo esta homenagem como o reconhecimento a toda dedicação”, afirmou. Em certo momento do discurso, o paraninfo pediu aos alunos das modalidades presencial e a distância que se dessem as mãos, gesto que foi bastante aplaudido pelos presentes.

As formadas Aline Fernanda Mantovani, Alini Garbelini e Sara Talitiane Viana Machado Leandro de Lima, que cursaram Pedagogia e Rosineide de Lima Tunes, da Pedagogia na modalidade a distância receberam a láurea acadêmica, concedida a quem conclui, pelo menos, dois terços das disciplinas com notas iguais ou superiores a nove, das mãos do reitor Mauro Baesso, da coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, Maria Luisa Furlan Costa e do paraninfo.

O reitor cumprimentou os formandos, que passaram a compor o rol dos 61.129 novos profissionais graduados pela UEM, desejando a eles pleno êxito no exercício de suas profissões. Baesso destacou a importância e o papel de uma universidade pública de qualidade, em especial, a da UEM e conclamou os novos profissionais a prosseguirem com os estudos, dizendo que a UEM está de portas abertas para cursos de pós-graduação.

Colaram grau 22 alunos de Ciências Contábeis, 26 de Pedagogia, 14 de Design, 27 de Moda; além de um formando em Administração Pública EAD, três em História EAD, 12 em Letras EAD e 49 em Pedagogia EAD. Esta é a primeira formatura do curso de Letras EAD, do polo de Engenheiro Beltrão. O juramentista foi Vinicius Guerra de Souza (Pedagogia), e a oradora, Mônica Amaral Dias Montani (Ciências Contábeis). Em sua fala, a oradora resgatou momentos de alegria, de escolhas difíceis, de convivência com colegas e professores, falou sobre o sentimento de gratidão a Deus, aos docentes e aos familiares. Também comentou sobre o sentimento de dever cumprido e do momento de transição, no qual, aflora o pensamento: o que vem agora? Finalizou o discurso apontando estarem prontos para novas escolhas e novos desafios.

Em Ivaiporã, a cerimônia será no dia 23, a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Alcebíades Alves. Os formandos são de Educação Física, História, Serviço Social, História EAD e Pedagogia EAD e terão como paraninfo geral Anderson Honorato, juramentista, Amanda Pardinho (Serviço Social) e oradora, Stefani de Almeida Onesko (História).

Maringá - Em Maringá, as solenidades serão no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, a partir da 19 horas, nos dias 29 e 30, com formandos de cursos presenciais. No primeiro dia, colam grau alunos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Tecnologia em Biotecnologia, Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Ciência da Computação, Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Administração Pública EAD e Ciências Biológicas EAD. A paraninfa geral será Jorgete Constantin, o juramentista, Edno Ferreira da costa Júnior (Engenharia Química), e o orador, Guilherme Fier de Moura (Tecnologia em Biotecnologia).

O segundo dia de formatura de Maringá terá formandos de Zootecnia, Agronomia, Química, Matemática, Física, Estatística, Odontologia, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Letras, Geografia, História, Pedagogia, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, Secretariado Executivo Trilíngue, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação e Multimeios, História EAD, Letras EAD e Pedagogia EAD. A paraninfa geral será Darci Aparecida Martins Correa, juramentista Júlia Borges Barbosa (Farmácia) e oradora Camila Patrícia Santiago Serafim (Música).

Em fevereiro serão realizadas cerimônias de colação de grau específicas para alunos da modalidade a distância de outros polos. No dia 5, em Diamante do Norte, será a vez dos formandos em Administração Pública e Pedagogia. No dia 6, em Nova Santa Rosa, dos formandos em História, Letras e Pedagogia. No dia 11, em Assaí, colam grau os formandos em Administração, História, Letras e Pedagogia. As colações do ano letivo de 2014 encerram-se no dia 12, em Siqueira Campos, com os formandos em História e Pedagogia.

Além desses, a UEM já realizou colações de grau antecipadas de 2014, que somam outros 99 novos profissionais em vários cursos.