Nesta sexta-feira (19), pela manhã, o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri) realizou uma solenidade em comemoração aos seus 20 anos de atividades. Cerca de 60 pessoas se reuniram na sede do Núcleo, no antigo escritório do IBC. Compuseram a mesa da cerimônia, o vice-reitor, Julio Damasceno; os professores doutores Pedro Soares Vidigal Filho e Maria Celeste, idealizadores do Nupagri; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Abílio Fernandes da Costa, que representou o prefeito, Carlos Roberto Pupin.

Segundo a coordenadora, professora Maria Celeste Gonçalves Vidigal, o Nupagri originou-se de um Termo de Cooperação Técnica, firmado em 23 de setembro de 1994, entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Ministério da Agricultura, com o objetivo de propiciar à UEM a utilização dos Laboratórios do Setor de Pesquisa do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC). A celebração do referido Termo de Cooperação contou com o apoio decisivo do Escritório Regional do Ministério da Agricultura e da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná.

Naquela ocasião, com o objetivo de viabilizar o uso de tais Laboratórios, os professores doutores Pedro Soares Vidigal Filho e Maria Celeste propuseram à UEM a criação do Programa Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada a Agricultura (Propagri), que foi o embrião do atual Núcleo. Tal programa tinha como objetivo principal contribuir para a formação de recursos humanos especializados e aptos a atuar para o aprimoramento da agricultura paranaense e brasileira.

PGA – O surgimento do Propagri proporcionou fundamental suporte ao Projeto de Criação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA).  Tendo em vista que, nos anos 1990, o Departamento de Agronomia da UEM não dispunha de orçamento disponível para as despesas necessárias para as instalações físicas da Secretaria e das salas de professores do PGM, a utilização do mobiliário disponível nas referidas dependências do Setor de Pesquisa do extinto IBC contribuiu significativamente com o novo Programa de Pós-Graduação.

Os primeiros anos de existência do Nupagri foram difíceis, uma vez que não havia recursos financeiros disponíveis para que novos laboratórios fossem montados e equipados. Contudo, com luta e determinação, passados vinte anos de atividades, o Núcleo, constituído por um grupo de professores-pesquisadores dedicados e competentes - Alessandro Lucca Braccini, Adriana Gonela, Carlos Alberto Scapim, Maria Celeste Gonçalves-Vidigal, Pedro Soares Vidigal Filho, Ronald José Barth Pinto e Valdecir Antoninho Dalpasquale - destaca-se por ser um dos pilares de sustentação dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) e do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM) da UEM, considerados Programas de Excelência pela Capes-Brasil e reconhecidos pelas outras agências públicas financiadoras de pesquisa: CNPq e Fundação Araucária, além de empresas privadas.

No NUPAGRI, são desenvolvidos os seguintes projetos de pesquisa: Melhoramento Genético do Feijoeiro Comum Visando à Resistência A Doenças; Melhoramento de Milhos Especiais: Pipoca Comum, Milho Doce, Milho Forrageiro; Caracterização e Conservação de Recursos Genéticos Vegetais: Algodão, Feijão Comum, Maçã, Mandioca; Avaliação da Qualidade das Sementes; Manejo e Tratos Culturais de Mandioca, Milho, Feijão, Soja, Canola; Melhoramento Genético Vegetal e Biotecnologia; e Tecnologia de Armazenamento e de Secagem de Sementes e de Grãos.

Produção – No que se refere à geração de produtos oriundos das pesquisas, o Nupagri já desenvolveu: 1) cultivar de mandioca Fécula Branca, introduzida para cultivo nos anos 90; 2) duas cultivares de milho; 3) duas novas cultivares de feijoeiro comum, as quais encontram-se me fase de registro no Ministério da Agricultura, e que, em breve, deverão estar ocupando as lavouras dos agricultores paranaenses; 4) aprimoramento das práticas de cultivo da mandioca com a introdução do cultivo mínimo e do plantio direto.

Com laboratórios modernos e desenvolvendo pesquisa de relevância, o Nupagri é reconhecido tanto no país quanto no exterior. Mediante as ações de professores membros, a UEM mantém Convênios Técnicos Científicos com renomadas Instituições Nacionais e Internacionais.  Destacam-se os intercâmbios internacionais com a University of California (Davis); Michican State University; Texas Tech University;  USA Department of Agriculture - USDA, ARS (USA); North Dakota State University; Japan International Research Center for Agricultural Sciences (JIRCAS); Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (UJAT); Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas - CONICET (Argentina), entre outras instituições.

Em seus vinte anos de atuação, a equipe de professores pesquisadores do Núcleo propiciaram a formação de 152 mestres e 93 doutores, em Agronomia e em Genética e Melhoramento, e a Supervisão de 19 pós-doutores. Os Profissionais pós-graduandos egressos do PGA e do PGM encontram-se atuando em Instituições de Ensino e de Pesquisa tanto Públicas quanto Privadas nas diversas regiões do Brasil, América Latina e da África (Moçambique).

Egresso – Conforme a coordenadora Maria Celeste Gonçalves-Vidigal, que nesta semana comemorou 40 anos de Formatura em Agronomia pela UFRPE, nesse momento de Celebração de 20 anos, “o sentimento da equipe do Nupagri é de dever cumprido, retribuindo ao país o investimento recebido durante toda a formação acadêmica”.

Após a fala da Coordenadora, um egresso (foto) da segunda turma de mestrado e da primeira turma de doutorado da pós-graduação em Agronomia da UEM,  Marco Antônio Aparecido  Barelli (foto), que é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat),  falou da importância do Nupagri na sua formação profissional.

Fechando a solenidade, o professor Pedro Vidigal, convidou a todos para o plantio de mudas de café da espécie Coffea excelsa var dewewrei, em homenagem  aos colegas do extinto IBC.