O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Baesso, sancionou a Resolução nº 055/2014, do Conselho Universitário (COU), que restabelece a paridade; isto é, o peso dos votos de docentes, técnicos e estudantes volta a ser o mesmo nas eleições para reitor e vice-reitor da Instituição. 

A matéria foi aprovada pelo COU, no dia 1º de dezembro, em reunião realizada na sala dos Conselhos Superiores da UEM, no Bloco da Reitoria. Na ocasião, foi avaliado o pedido de reconsideração feito pela Comissão de Paridade da UEM, que recebeu parecer favorável do relator Jeseslay Hemetério Cordeiro dos Reis, professor da Engenharia Civil. Ao fim da discussão do relato, o assunto foi colocado em votação pelo reitor Mauro Baesso e aprovado por 47 votos a favor e 14 contra, mais de dois terços dos 61 conselheiros presentes.

A medida aprovada altera a redação do Parágrafo 4, do Artigo 27, do Estatuto da Universidade Estadual Maringá. A nova redação dispõe: “Nas eleições para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade, os votos serão ponderados numericamente por coeficientes calculados em função do número de componentes de cada grupo da comunidade universitária, de modo que as votações totais ponderadas de cada grupo sejam equivalentes.”

Com a sanção do reitor, não há mais possibilidade de reconsideração da decisão.