A experiência do robô de telepresença R1T1 no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) será apresentada no III Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que começa amanhã, 2, em Brasília. Com tema e-Saúde, o evento é dirigido a profissionais de TIC e fornecedores, coordenadores de projetos de pesquisa, pró-reitores e diretores de universidades, além de gestores públicos.

Desenvolvido por uma startup nacional, o R1T1 passou a ser utilizado em consultas, na interação com pacientes da pediatria ou do ambulatório, na visita ou discussão de casos nas diferentes enfermarias e na aproximação entre pacientes e familiares com histórico de longos períodos de internação. Os palestrantes serão o médico Paulo Roberto Donadio, coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HUM, Juliana Daibert, assessora de comunicação do hospital e Antonio Henrique Dianin, da DMS Company.

A edição deste ano será realizada entre os dias 2 e 4, no Hotel San Marco, e colocará em debate o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no que tange às necessidades, alternativas e desafios atuais colocados aos profissionais da área, no desenvolvimento da saúde, assim como na capacitação de recursos humanos.

Voltado a profissionais e fornecedores de TIC, pró-reitores e diretores de universidades, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos, o Fórum RNP abordará de forma ampla assuntos como governança e liderança, cloud computing, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias.

“O Fórum RNP proporcionará aos participantes apresentações inéditas no Brasil e de grande interesse para a comunidade”, diz o coordenador executivo do evento, Antônio Carlos F. Nunes. “É uma oportunidade única para o público presente interagir e ter contato com iniciativas e visões estratégicas de âmbito global", completa.

Acesse a programação completa do evento em forum.rnp.br