Dentro do Projeto Redes Digitais da Cidadania, do Ministério das Comunicações em parceria com onze Estados, foi desenvolvido o projeto Rede Vitrine que abre portas para empresas de várias locais do País exporem e comercializarem produtos na internet. Coordenado pelo professor do Departamento de Economia da UEM, Marcelo Farid, o projeto, iniciado este ano, já conta com 417 empresas cadastradas de 32 cidades brasileiras e que estão expondo e comercializando produtos na internet, aumentando as vendas. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, destacou o papel fundamental da Universidade em gerar sustentabilidade para negócios de pequenas e microempresas levando ferramentas que aumentam a competitividade que não estavam disponíveis a esse segmento.  


O projeto da UEM, que envolve os departamentos de Economia e Engenharia de Produção, com apoio técnico dos professores Edwin Galdamez e Gislaine Leal, tem o objetivo de fortalecer a competitividade de pequenas e microempresas por meio do uso de ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promoção de produtos e serviços, possibilitando para as empresas uma melhor apresentação e forma de divulgação da empresa pela internet. O software da Rede Vitrine foi desenvolvido e é gerenciado pela Echotech, empresa incubada na Incubadora Tecnológica de Maringá.

Segundo Farid, o modelo de trabalho e a maneira de se comunicar dos dias atuais requerem que os empreendedores estejam minimamente inseridos no contexto tecnológico, para que possam usufruir os serviços e benefícios disponíveis, como para garantir qualidade de produtos e serviços aos consumidores. “Hoje, com o avanço das TICs, há uma maior interatividade dos usuários configurada pelos espaços virtuais.  Elas são um instrumento para a competitividade e lucratividade das  empresas, no entanto, ainda estão excluídas de muitas empresas brasileiras”. 

Para os fundadores da Echotech, “com o crescente hábito de as pessoas pesquisarem produtos na internet antes de efetuarem uma compra e os atuais problemas de tráfego, locomoção, vagas de estacionamento das cidades e a falta de tempo no dia-a-dia da população, o software RedeVitrine.com facilita, por meio da internet, encontrar o que deseja no comércio da sua própria cidade. Desta forma, fomentamos o comércio local, ajudando os empresários na divulgação dos produtos oferecidos por sua empresa e na captação de novos clientes, fazendo com que os consumidores adquiram produtos de sua cidade”. 

O intuito da ferramenta de comunicação digital é para que cada estabelecimento comercial tenha uma referência na internet, na qual, possa divulgar seus produtos, serviços e sua marca em uma página exclusiva. ”Nesse sentido, será proporcionado aos  empresários e comerciantes  um primeiro passo para o mercado virtual, por meio de recursos online dando a opção de extensão de sua vitrine física para sua própria vitrine virtual.  Esse serviço poderá ser personalizado com os dados do negócio, sua logomarca, localização com mapa e ainda cadastrar seus produtos e serviços. Além disso, haverá  um link próprio onde seus clientes poderão entrar diretamente na sua vitrine”.  

O contato para cadastrar os produtos da empresa poderá ser feito pelo e-mail da Echotech, contato@echotech.com.br ou por telefone 44 8449-4984, 3029-9161, Ramal 227.