Neste domingo, dia 31, cerca de 2,5 mil atletas, amadores e profissionais, irão participar da décima primeira edição da Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima. Prova tradicional no calendário esportivo de Maringá, a competição marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo e por isso leva o lema Pare de Fumar Correndo. A largada será às 7h30 em frente ao Paço Municipal. Segundo os idealizadores da prova, ao longo desses onze anos ela tem incentivado muitas pessoas a trocarem o vício do tabaco pelo esporte. 

Wanderley de Souza  exemplifica bem isso. Até 2009, ele consumia cerca de 90 cigarros por dia. Naquele ano, ele inscreveu-se no Projeto Tabagismo da UEM com a intenção de parar de fumar, tendo alcançado seu objetivo duas semanas antes do final do curso. Começou então o interesse pelo esporte. “Participei como voluntário em uma das provas, a convite da psicóloga do programa, Maria Lucia Dantas. Logo, montei uma equipe e comecei a treinar”, diz o empresário. anderley de Souza consumia cerca de 90 cigarros por dia. Hoje trocou o fumo pelo esporte

Sua primeira competição foi a Prova Rústica de Iguatemi - Elenilson Silva - "Pare de Fumar Correndo", um ano e meio depois de ter abandonado o vício. Hoje o ex-fumante corre em companhia da esposa, Lidiane de Lima, todas as provas da região, incluindo duas internacionais, além de praticar musculação. Para Souza, além da maior disposição, a diminuição do estresse foi um dos principais benefícios de parar de fumar. No total, 312 equipes, nas categorias masculina e feminina e mista, estão inscritas para a competição de domingo. Os competidores percorrerão 42.195m em circuito e na forma de revezamento. Cada equipe é composta por oito atletas.

Para a realização da maratona, a Secretaria de Transportes de Maringá vai interditar algumas vias centrais no domingo. A interdição será das 7h às 13 horas. Para que a prova transcorra sem problemas, os motoristas devem também evitar estacionar seus veículos nas vias que fazem parte do trajeto.  Clique aqui para ver o mapa do trajeto. 

Feira de Saúde - A 11º edição da Maratona de Revezamento traz uma novidade: pela primeira vez, a Feira de Saúde será integrada à campanha Agosto Azul, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em 2012, a Lei nº 17.099 estabeleceu o mês de agosto para a realização de ações que incentivem a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem.

Entre as atividades da Feira de Saúde estão a prática de atividades esportivas e recreativas orientadas por professores e alunos do Departamento de Educação Física da UEM, avaliação metabólica e de hidratação de atletas amadores de corrida realizado por professores e alunos do Departamento de Ciências Fisiológicas da UEM, demonstrações de material anatômico de cadáveres de indivíduos fumantes e não fumantes por professores e alunos integrantes Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM e uma série de ações para o esclarecimento da comunidade sobre o tabagismo desenvolvido pelos Programas de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico da UEM – Provent e de Atenção ao Dependente Químico – Padeq, entre outras. 



Projeto Tabagismo - A experiência institucional da UEM  nesta temática data de mais de duas décadas proporcionando um o conjunto das ações educativas, preventivas. Desde 2003 o Projeto Tabagismo- UEM conta com o apoio do  Lions Clube de Maringá Universitário Integração.

A partir de 2005, com a criação do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) ocorreu a implantação dos projetos Tabagismo: Conscientização da População de Maringá e Região e Tabagismo: Tratamento aos Usuários de Tabaco de Maringá e Região, o Projeto Tabagismo passou a executar ações contínuas na prevenção, controle e apoio aos usuários que pretendem parar de fumar, bem como o incentivo a prática de atividades físicas e formação de recursos humanos. Estas ações resultaram na realização de eventos de popularização do conhecimento, dos quais destacam-se as provas de Maringá, de Iguatemi, de Mandaguari, de Goioerê e de Ivaiporã, todas com o lema “Pare de Fumar Correndo”, além de concursos de frases, desenhos, esculturas, paródias e eventos científicos, tais como, palestras e seminários.  

O evento realizado pela UEM e pelo Lions Clube Maringá Universitário Integração, tem o apoio da Prefeitura de Maringá, Secretária de Saúde, Ministério da Saúde, Associação Maringaense de Atletismo, Federação Paranaense de Atletismo, 4º Batalhão de Polícia do Paraná, Tiro de Guerra, Comad (Conselho Municipal Antidrogas) e do Corpo de Bombeiros. Para outras informações consulte o site do Projeto Tabagismo: http://sites.uem.br/tabagismo.