Com o auditório lotado, foi aberta, ontem (12), a 23ª Semana Acadêmica da Engenharia Civil da UEM. O palestrante da noite foi o engenheiro Renato Braga (foto), da Gerdau, que apresentou cases de aplicação de perfis metálicos em obras de engenharia civil. A programação da noite também contou com performances de talentos do próprio curso, a exemplo do professor Rafael Alves de Souza, que se apresentou com sua banda. 

O professor Carlos Humberto Martins, um dos coordenadores da Semana, disse que se sentiu satisfeito ao ver o auditório lotado logo abertura. “Com 200 participantes, extrapolamos a capacidade do auditório que é para 150 lugares”, diz. Segundo ele, foi uma demonstração de que o principal objetivo do evento foi alcançado, que é o da integração entre acadêmicos. Segundo o professor, “a Semana conta com a participação de alunos de Engenharia Civil do câmpus de Umuarama e de outras instituições de Maringá”.

A programação continua hoje (13) e amanhã (14) no auditório do Bloco C-67, no câmpus sede, sempre no período noturno. Entre os palestrantes, destaque para o professor titular da Universidade Federal de Goiás, Enio Pazzini, que além de ser o engenheiro responsável pelo reforço do Estádio do Maracanã, também é especialista em patologia de estruturas uma área que, de acordo com Martins, é muito valorizada no mercado profissional.

Outro destaque são os engenheiros Alexander Just e Edmea Just, donos de um dos mais requisitados escritório em Brasília. Eles vão apresentar a Tecnologia BIM, que já é amplamente usada em outros países e está chegando ao Brasil com grande expectativa na área pelas possibilidades que o sistema oferece.  Ele permite a integração de projetos estruturais, elétrico e financeiro, por exemplo, em um único projeto, evitando, inclusive, erros.

O coordenador da Semana também chama atenção para a terceira edição do Concurso Estrutural de Pontes de Macarrão, que será na quinta-feira, dia 14, a partir das 19 horas, no Bloco C-67. A exemplo das outras edições do concurso, os alunos deverão montar modelos de pontes, construídos com o uso de macarrão. A ponte que suportar maior peso leva o prêmio. No ano passado, o modelo vencedor suportou quase 40 quilos. “A competição é sadia e além do trabalho em equipe, também propicia que os acadêmicos apliquem conceitos aprendidos no curso, com estática e resistência de material”, explica o coordenador do evento.

Outras informações sobre a Semana em www.eventos.uem.br/index.php/saec ou pelo fone (44) 3011-1328.