Mais de mil reitores de universidades de 33 países participam do 3º Encontro Internacional de Reitores Universia, que termina, nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro, e que reúne também, entre outras autoridades, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes; o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp), Aldo Bona (reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro); o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho; e os reitores das outras universidades estaduais paranaenses.

O foco central do evento é o debate sobre a universidade do século XXI. Entre as universidades participantes do evento 80,5% são da América Latina; 15,3%, da Europa; 2,1%, dos Estados Unidos e Canadá; 1,5%; da Ásia e Oceania e 0,5%; da África.
Os reitores analisam o futuro da universidade, sua capacidade de resposta às demandas da sociedade atual e a projeção no cenário internacional. Entre os temas debatidos estão: a universidade hoje, a relação das instituições com os alunos e professores, a qualidade e a renovação do ensino, a presença da universidade na sociedade e a internacionalização da educação superior.
O 3º Encontro Internacional de Reitores Universia é promovido pela rede Universia com o objetivo de promover o debate sobre o ensino superior. O evento encerra diante da elaboração da “Carta Universitária Rio 2014” que resume as discussões e debates realizados durante o encontro.
Participam do encontro, além dos reitores da UEM e Unicentro, os reitores Berenice Quinzani Jordão (UEL), Carlos Luciano Sant´Ana Vargas (UEPG), Paulo Sergio Wolff (Unioeste), Fátima Aparecida da Cruz Padoan (Uenp) e Antonio Carlos Aleixo (Unespar).

A Universia é uma rede de colaboração universitária que integra 1.290 instituições de Ensino Superior em 23 países iberoamericanos, que contam com 16,8 milhões de alunos e professores sendo 76% da comunidade universitária ibero-americana.

Fonte: Seti