Luis Blanco D’Avila, professor da Universidade Autônoma de Madri, Espanha, proferiu, nesta sexta-feira, dia 18, proferiu palestra de encerramento do IV Curso de Inverno em Biologia Celular e Molecular da UEM, iniciado na terça-feira, dia 15. Ele abordou o tema DNA polymerases repairing double-strand breaks and re-starting stalled replication forks.

O pesquisador trabalha na área de manutenção de genoma, com enzimas que reparam o DNA. A intenção é conhecer as mutações das enfermidades mais comuns e atuar na prevenção. Citou o exemplo de uma pessoa com defeito em um gene que pode provocar câncer de pele. Nesse caso, sabendo disso, ela evita se expor ao sol. Na medicina personalizada, o tratamento dependerá de cada pessoa e de seu genoma. O professor acredita que, em aproximadamente cinco anos, a leitura dos genes deve estar em mil dólares.

Relatou que estão sendo feitos estudos, pelos Estados Unidos e por um consórcio europeu, de mapeando genomas defeituosos que aparecem nos casos dos principais tipos de câncer mais letais, como os de pulmão, mama, neuroblastoma, melanoma, colo/reto. Estão sendo avaliados mil portadores de cada tipo já há 4 anos. A expectativa é que a pesquisa termine em 5 anos. Também em avaliação possibilidades de modificação dos genes defeituosos e medicamentos para atingir as células tumorais.