Representantes dos estudantes do câmpus regional da UEM em Umuarama estiveram reunidos, no último dia 16, com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. Participaram da reunião o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, o diretor do câmpus de Tecnologia de Umuarama, Osvaldo Joaquim dos Santos; o assessor de Planejamento do Ensino Superior da Seti, Décio Sperandio e o assessor de Gabinete, Carlos Pijak Junior. O tema principal da reunião foi a necessidade de investimentos no campus de Umuarama.

O vice-presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e diretor regional do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Luan Ferro, relembrou a paralisação e mobilização realizada pelos estudantes no dia 19 de março reivindicando melhorias no campus da UEM. “Viemos em busca de apoio para resolvermos alguns problemas de infraestrutura e de pessoal que estamos enfrentando”, disse Luan. O estudante citou as obras do bloco de sala de aulas, laboratórios e restaurante universitário e a necessidade de concurso público para a contratação de professores para alguns cursos criados recentemente.

O grupo de estudantes solicitou o apoio da reitoria da UEM e da Seti para os novos cursos que aguardam o reconhecimento. O secretário João Carlos destacou a qualidade dos cursos e a importância da UEM no sistema de ensino superior. “Temos certeza que a UEM não enfrentará dificuldades com o reconhecimento dos novos cursos, pois é uma universidade que tornou-se referência em pesquisa e inovação. Vamos, juntamente com o reitor Júlio, buscar a autorização para a realização de concurso público nas áreas necessárias”, afirmou João Carlos.

O reitor Júlio Prates informou que as obras realizadas no câmpus de Umuarama vão proporcionar um melhor funcionamento dos cursos da área tecnológica, com a ampliação do espaço físico e adequação de laboratórios. Ressaltou também que nos próximos dias serão liberados 150 mil para investimento nos dois refeitórios que atendem o campus regional de Umuarama. “Estamos organizando o funcionamento dos refeitórios e queremos oferecer refeições equilibradas e a baixo custo para nossos estudantes, professores e agentes universitários”, afirmou o reitor.

O secretário João Carlos enfatizou a importância do investimento no ensino superior. “Em 2013 investimos quase 5 milhões na UEM, e temos tido uma resposta muito boa com um ensino de excelência e projetos inovadores em todas as áreas”, afirmou. O secretário complementou “o câmpus regional de Umuarama com as suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, assim como a prestação de serviços promove uma integração da comunidade regional”.

Texto: Seti