Começou, na última terça-feira (15), no Bloco C-67, o Seminário 50 Anos do Golpe Militar No Brasil: legados paradoxais: histórias e memórias, dilemas estéticos e políticos (1964-2014). O conferencista de abertura foi o professor da Universidade Autônoma de Madri, Alexandre Felipe Fiúza, que ministrou a palestra Entre cantos e chibatas: música e política nos anos de chumbo (1964-1985). O evento se estende até o dia 22 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, às 18 horas, no Bloco H-35. Estão programadas mais oito mesas de debate.

Durante a cerimônia de abertura do seminário, a coordenadora do evento, do Museu da Bacia do Paraná e do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural da UEM, professora Sandra Pelegrini, falou sobre o objetivo do seminário, de discutir, além das questões políticas e econômicas, os diversos aspectos que mudaram na sociedade a partir do Golpe Militar de 50 anos atrás.

Representando o Laboratório de Estudos do Tempo Presente (Labtempo) da UEM, o professor João Fábio Bertonha, lembrou que o evento também abordará os reflexos de governos autoritários também em outros países, como Espanha e Alemanha. O chefe de Gabinete da Reitoria, Maurício Custódio de Melo, ressaltou a importância do evento em discutir os legados paradoxais que envolvem vários âmbitos da sociedade, colocando em debate uma memória que não pode ser esquecida.

Outros debates

No dia 24 deste mês, o professor Rivail Carvalho Rolim (coordenador do Colegiado do Curso de História/UEM) fala sobre A Suspensão dos Direitos Políticos, e o professor Reginaldo Dias (DHI – PPH/UEM) sobre Projetos políticos e perseguição aos opositores do “Regime Militar.

Dia 29, Charge, Humor e Ditadura Militar será o tema do professor Edson Romualdo (DLE/UEM); O Golpe de 1964 e os Reflexos da Lei 5692-7, da professora Leonor Pain (coordenadora geral do Parfor/UEM, docente do DTP/UEM); e A Moralidade e Civismo nos Livros Didáticos do Mato Grosso, o tema da professora Dayenne C. Chimiti (Departamento de Psicologia Social e Institucional/UEL).

Próximo mês

No dia 6 de maio, a discussão começa com a palestra Memórias das Roupas: a moda política de Zuzu Angel, a ser ministrada pela professora Ivana Simili (DFE/UEM); em seguida o professor Ronaldo Vasques (UEM/Cianorte) palestra sobre o Vestuário na Década de 1960: da produção ao consumo; e Mariane Pimentel (PPH/UEM, docente do PARFOR – História) apresenta uma discussão sobre Representações Imagéticas nas Artes Plásticas.

O próximo encontro está marcado para o dia 8 de maio. Participam os professores João Fábio Bertonha (coordenador do PPH/UEM), com o tema Ditadura militar: definição conceitual: a diferença entre ditaduras e ditaduras; e Sidnei José Munhoz (PPH e DHI/UEM) discutindo Relações Internacionais: Brasil e EUA (1960-1980).

No dia 13 de maio, o tema A UNE Volante: atividades artísticas acessíveis ao povo será abordado pelo professor Pedro Uchoa (Diretor de Cultura/PEC/UEM). Em seguida, será apresentado o “Auto dos 99%”, com o Grupo do Teatro Oficina da UEM.

Três temáticas estão prevista para serem discutidas no dia 15 de maio: A Preservação do Patrimônio Cultural: práticas do catolicismo popular, por João Paulo Pacheco Rodrigues (secretário da Ação Social/ P. M. de Ivatuba); Da Perseguição ao Reconhecimento como Patrimônio Imaterial: a capoeira e o jongo, por Welington Vilanova (gerente do Patrimônio/Secretaria de Cultura da PMM); e Temáticas Atuais: os direitos da criança e do adolescente (1964-2014), a ser apresntado pelo professor Ailton José Morelli (chefe do DHI/UEM).

Propostas da Domesticação do Corpo: ensino e desportos é o tema que o professor Thiago Pelegrini (Departamento de Estudos do Movimento Humano/UEL) discute no dia 20 de maio. Em seguida, Gustavo Gregio (PPH/UEM e docente do PARFOR/História) fala sobre Visões do Cinema sobre os Regimes Autoritários: filmes como fontes para a pesquisa e ensino.

Para finalizar, no dia 22 de maio haverá uma sessão de comunicações de pesquisa, sob a coordenação de Edilza Lima, João Batista da Silva e Damicele Salgado. A preservação do Patrimônio Cultural e Natural em Campo Mourão é o tema da mestranda Bruna Morante; Quadrinhos e Grafites: contestação dissimulada, da professora Damicele Salgado; Marketing Estratégico: ordem, progresso e desenvolvimento na TV, Jornais, Revistas e Material Didático Pedagógico, da graduanda Edilza Lima; e Monumentalidade no Espaço Público Representada nos Livros Didáticos de História, dos graduandos Lucian Pereira dos Santos e Alan S. Silva.

A coordenação geral do seminário é da professora Sandra Pelegrini. A equipe é também composta pelos professores Sidnei Munhoz (PPH/UEM, LAB-TEMPO; e Sérgio Luiz Tomas (DGE/PARFOR-História). O evento tem apoio do Ministério da Cultura, do Museu da Bacia do Paraná, da Sanepar, do PARFOR/UEM, do Laboratório do Tempo Presente/DHI/PPH;  do Centro de Estudo das Artes e do Patrimônio Cultural/DHI/PPH. A iniciativa ainda conta com a colaboração da Diretoria de Cultura/PEC/UEM, Centro de Memória de Ivatuba/PMI e da Secretaria de Cultura de Maringá/ PMM.