O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) está habilitado pelo Ministério da Saúde a fazer implantes cocleares. A habilitação, publicada em 31 de março pela portaria 265/14, foi concedida seis anos depois do pedido, feito a partir de um projeto de extensão desenvolvido pelo docente Jeferson Cedaro de Mendonça, do departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM).O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto da Audição, serviço já habilitado em média complexidade na Saúde Auditiva. Em 2013, por meio do ofício 84/2013, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) encaminhou parecer que havia demanda que justificava o credenciamento de outro serviço no Paraná, evitando que pacientes com a indicação do procedimento tivessem que se deslocar para Curitiba ou outros estados. Apesar da autorização federal, ainda não há data prevista para o início dos atendimentos.

Com a habilitação, o HUM passa a ser o terceiro hospital do Estado (os outros dois são em Curitiba) autorizado a fazer o procedimento cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quando os procedimentos começarem, no HUM serão realizadas as consultas e as cirurgias. As avaliações dos pacientes pré e pós-operatórios, incluindo ativação, mapeamento e reabilitação, serão de responsabilidade do Instituto da Audição.

O procedimento é de alta complexidade e indicado para pessoas com nível severo a profundo de surdez. O implante coclear é uma prótese que substitui um órgão sensorial, no caso a audição. Trata-se de um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, que fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao paciente a capacidade de perceber o som.

O implante utiliza componentes interno e externo. O primeiro, inserido no ouvido interno pelo ato cirúrgico, é composto por uma antena interna com um imã, um receptor estimulador e um cabo com filamento de múltiplos eletrodos envolvido por um tubo de silicone fino e flexível. O componente externo é constituído por um microfone direcional, um processador de fala, uma antena transmissora e dois cabos. O valor do aparelho gira em torno de R$ 45 mil.