O reitor Júlio Santiago Prates Filho participou de reunião na manhã de ontem, 10, em Brasília, com Sônia Regina Pereira, coordenadora geral das residências médicas da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC). Também estavam presentes Magda Lúcia Félix de Oliveira, superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Dorvalino Gusmão de Aguiar, diretor médico do hospital, e a presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) e vice-chefe do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ana Maria Silveira Machado de Moraes.

As residências multi e uniprofissional no âmbito da UEM foram temas discutidos entre os presentes, além da possibilidade de participação efetiva da universidade nas duas modalidades de residência. Atualmente, o ministério possui 2.890 programas de residência médica avaliados, sendo que as áreas consideradas prioritárias para implantação no Sistema Único de Saúde (SUS), com respaldo do Conselho Nacional de Saúde (CNS), são Enfermagem Obstétrica, Saúde Mental e Psiquiatria, Saúde Coletiva, Neonatologia e Física Médica.

À tarde, o reitor esteve na Oficina de Trabalho MEC/SISu/Abruem “Dialogando sobre a formação de médicos e professores”, promovida pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Prates Filho participou da oficina “Formação de professores nas universidades estaduais e municipais e possibilidades de políticas específicas de apoio do MEC”, enquanto Magda Félix, Dorvalino Aguiar e Ana Maria Moraes acompanharam a oficina “Formação de médicos e participação no Programa Mais Médicos nas universidades estaduais e municipais e possibilidades de políticas específicas de apoio do MEC.”