A aula inaugural da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UEM (PCO) será ministrada pelos professores Ilse Maria Beuren (UFPR) e José Alonso Borga (UFSC), no dia 3 de abril, a partir das 8h30, no Anfiteatro do Departamento de Economia, Bloco C-34, sala 13. Eles enfocarão temas relacionados com as linhas de pesquisa do PCO: Contabilidade Gerencial e Contabilidade para Usuários Externos, que fazem parte da área de concentração em Controladoria.

Beuren possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Ciências Contábeis pela Univates. Desde agosto de 2012, é professora titular na Universidade Federal do Paraná. É membro efetivo do Comitê Assessor do CNPq da área de Administração/Contabilidade/Economia desde julho de 2013. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e atua principalmente nos seguintes temas: controladoria, sistemas de controle gerencial, controles de gestão.  

Borba é graduado em Ciências Contábeis, mestre em Contabilidade Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP. Foi visiting schollar na University of Illinois at Urbana-Champaign. Fez pós-doutoramento na Hautes Études Commerciales de Montreal/Canadá e na Rutgers University/ USA. Professor da UFSC, tem experiência profissional como contador, auditor e controller. É editor da Advances in Scientific and Applied Accounting. Suas áreas de interesse são: fraudes e controle gerencial, aplicação de sistemas especialistas, transparência e evidenciação contábil, educação e pesquisa.  

Outras informações pelo fone 3011-4910, e-mail sec-pco@uem.br  ou site www.dcc.uem.br.