Começou nesta quarta-feira (26), no anfiteatro da Fadec, o III Encontro de Saberes da UEM. Com o tema Internacionalizar é preciso, o evento vai até o dia 28 deste mês, e conta com a participação do geógrafo alemão Gerd Kohlhepp, do Instituto Geográfico da Universidade de Tubingen. O pesquisador ministra, nesta quarta-feira, um seminário sobre Energias renováveis no Brasil, no dia 27, uma palestra sobre Desenvolvimento regional e mudanças na estrutura agrária do Norte do Paraná até os anos 1970, e no dia 28, do lançamento da versão em português da sua obra, Colonização Agrária no Norte do Paraná, publicada pela Editora da UEM (Eduem).

O Encontro, resultado de uma parceria entre o Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e Eduem, ainda terá uma mesa redonda sobre internacionalização, além de depoimentos da experiência de acadêmicos da UEM que realizaram mobilidade e acadêmicos estrangeiros que estão na Universidade fazendo atividades. O encerramento do Encontro de Saberes da UEM será com o lançamento coletivo dos livros publicados pela Eduem entre 2012 e 2014, agendado para o próximo dia 28. A programação completa pode ser acessada neste link.

Durante a abertura do evento, a editora-chefe da Eduem, Terezinha Oliveira, destacou que a formação do sujeito se faz pelo conhecimento, e que o Encontro de Saberes se apresenta como uma oportunidade para discutir os avanços da produção científica. O diretor da Eduem, Alessandro Lucca Braccini, destacou que, além do lançamento dos mais de 50 livros, a Eduem também está comemorando, nesta edição do evento, os 40 anos de publicação das Revistas Acta Scientiarum. A assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito, ressaltou que o evento representa mais um passo dado para estabelecer a Universidade em um lugar de destaque no cenário internacional.

Mais informações sobre o III Encontro de Saberes da UEM no site www.eci.uem.br, e-mail eci-sup@uem.br ou telefone: (44) 3011-4238.