O governador Beto Richa e o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet entregam as chaves da van para o reitor Júlio Santiago Prates Filho. Foto: Arnaldo Alves/ANPr

O governador Beto Richa e o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, formalizaram a entrega das chaves da uma van Renault Máster para a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O reitor, Júlio Santiago Prates Filho, recebeu o prêmio em nome da instituição. O veículo é fruto do desempenho da UEM nos 53º Jogos Universitários do Paraná (JUPs), realizados de 19 a 25 de julho em Campo Mourão.

A Universidade foi a grande campeã da competição, somando 211 pontos na classificação geral e com isso garantiu o prêmio oferecido pela Renault do Brasil.

A empresa ainda doou para o Estado outras três vans, uma delas preparada para transporte de uso de pessoas com deficiência, que serão entregues ao final das competições dos Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Jogos Paradesportivos do Paraná.
Durante a solenidade, o governador Beto Richa ressaltou a intenção de tornar o Paraná como referência na formação de atletas, de todas as categorias. Richa lembrou que neste ano estão sendo concedidas 1.500 bolsas do Talento Olímpico Paraná.
Criado em 2011, o programa tem o objetivo de valorizar atletas olímpicos e paraolímpicos, resgatar os talentos paranaenses que hoje estão treinando e representando outros estados e promover a formação de novos talentos. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Esporte e do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte. Com recursos do próprio governo e por patrocínios diretos e incentivos por leis de incentivo, contando com parceiros como a Copel e a Sanepar, o programa concede bolsas para atletas, paratletas e técnicos.

O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, disse que a empresa trabalha em inúmeros projetos sociais e um dos principais é o esporte, por ser uma atividade capaz de mobilizar a sociedade e transformar o futuro das pessoas. “Os brasileiros amam o esporte e nós resolvemos abraçar esta causa aqui no Paraná”, afirmou Murguet. “A Renault é uma empresa focada nas pessoas. Nós, da Renault, queremos contribuir com a evolução do esporte e apoiar as suas conquistas”, disse ele.

Sobre a entrega do prêmio, o reitor Júlio Santiago Prates Filho lembrou que esta conquista demonstra a força da UEM também na área do esporte. Ele aproveitou para parabenizar toda a comunidade universitária destacando que os atletas que participaram da competição são estudantes da UEM. E reforçou o papel da Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), que organiza e incentiva a participação da instituição em competições como o JUPs.

Além do reitor, a solenidade contou com a participação de dois professores representando a CDR e o Departamento de Educação Física, respectivamente, Fernando Starepravo e Décio Roberto Calegari. Starepravo comentou que a van atenderá, conforme o estabelecido no regulamento da premiação, o desenvolvimento do esporte sendo, portanto de uso exclusivo do Departamento de Educação Física da Instituição. Com 16 lugares, o veículo servirá, principalmente, para o transporte de atletas em competições, segundo o professor.

Participaram da solenidade de entrega das chaves os secretários estaduais Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social), Ricardo Barros (Indústria e Comércio), João Carlos Gomes (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Luiz Claudio Romanelli (Emprego e Trabalho), Jozélia Nogueira (Fazenda) e Edson Lau (Juventude); e o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho. Também acompanharam a cerimônia os deputados estaduais André Bueno, Wilson Quinteiro, Francisco Buhrer e Pastor Edson Praczyk; e o vereador de Curitiba, professor Galdino.