Gilson Antunes, Rafael Altro e Flávio Apro organizadores do Concurso Internacional - Foto de Rico Venerito

Foi realizado, entre os dias 10 e 12 de outubro, na Casa de Portugal de São Paulo, o 6º Concurso Violonístico Johann Sebastian Bach, uma iniciativa da Fundação Hermann Hauser, da Alemanha, para a promoção do instrumento, do qual é o fabricante de renome, e ainda estimular as novas gerações de instrumentistas pelo mundo.

Foi primeira edição do concurso em solo americano. Fora da Europa, este concurso realizava-se apenas no Japão e o empenho em trazê-lo ao Brasil leva em conta a tradição e a reputação do País e dos músicos brasileiros no universo do violão.

Sob a coordenação do violonista e professor Departamento de Música da UEM, Flávio Apro, a banca do concurso contou ainda com os concertistas de renome como Rafael Altro, Gilson Antunes, Luciano César Morais, Jovane Oliveira e Victor Garbelotto. O vencedor desta edição foi o jovem Bruno Madeira representante do estado de Santa Catarina.

A Casa de Portugal fez-se representar pela sua diretora cultural, Maria dos Anjos Oliveira, que abriu e encerrou o evento com a entrega de prêmios aos três primeiros colocados que se credenciaram a representar o Brasil na próxima edição do concurso em Munique, na Alemanha, em 2014.