A UEM realiza a 5ª Jornada Interartes Outras Palavras (Jiop) e o 1º Congresso Nacional de Educação Ambiental, Literatura e Ecocrítica (Conaele), de 15 a 18 de outubro. Na programação, conferências, mesa-redonda, minicursos, oficinas e simpósios. A solenidade de abertura será no dia 15 de outubro, às 19h30, no anfiteatro do bloco F-67. O evento é voltado para interessados em questões ambientais e seus desdobramentos nas diversas áreas do conhecimento, especialmente aquelas pertinentes às Letras e à Educação Ambiental.

Seus organizadores destacam que, “na atualidade, a questão ambiental constitui o maior desafio a ser enfrentado por todos os governos, pois a falência da ideia de que a natureza nos proporciona recursos gratuitos e infinitos resultou na crise da principal ideia que norteou a modernidade: a crise na crença do progresso ad infinitum. E para o enfrentamento deste problema, mais do que nunca se torna necessário um esforço coletivo e integrado de todas as ciências, o que leva à necessidade de uma prática inter, multi ou transdisciplinar. É pensando nesta perspectiva que o Projeto Outras Palavras, sempre comprometido com a inovação das práticas culturais e científicas no meio acadêmico, propõe o 1º Conaele juntamente com a 5ª Jiop”. 

Serão debatidos temas como Literatura, Sociedade e Ecofeminismo; Políticas Públicas e Representações Sociais; Literatura, Ecofeminismo e Ecosofia; Espaço e Identidade na Literatura Latino-Americana; Borges e Martín Fierro, os Pampas como Espaço de Construção Identitária na América do Sul; As Cidades sob o Olhar da Educação Ambiental; Bioética e Educação Ambiental.

Mais informações sobre o 1º Congresso Nacional de Educação Ambiental, Literatura e Ecocrítica no site: www.conaele2013.blogspot.com.