Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), a UEM promove o IV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS). O evento, que está sendo realizado no anfiteatro do PDE (Bloco B-33), conta com palestras, mesa redonda e minicurso. Durante a cerimônia de abertura, a coordenadora do PCS e do Encontro, Maria Dalva de Barros Carvalho, falou que o evento se dispõe a discutir a pós-graduação, as experiências de pesquisa do programa e a necessidade de capacitação e atualização contínua.

A diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Sandra Marisa Pelloso, lembrou que neste ano o PCS, que ela ajudou a fundar, completa dez anos. A professora ainda ressaltou a necessidade de novas pessoas fazerem parte da grade do programa, para o fortalecimento da pós-graduação da Universidade. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, que, na ocasião, também representou o reitor Júlio Santiago Prates Filho, falou da relevância de eventos que discutem a pós-graduação.

Após a abertura, o professor do Departamento de Física (DFI) da UEM, Mauro Luciano Baesso, proferiu uma palestra sobre A busca da excelência na pós-graduação. Ainda nesta quinta-feira (10), está prevista a palestra Da pós-graduação à docência: obstáculos a serem superados - Um estudo de caso, com o professor da Universidade de São Paulo (USP), José Ricardo Tarpani, e uma mesa redonda, sobre as limitações e perspectivas futuras da pós-graduação na UEM. Na sexta-feira (11), o professor da USP, Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, coordenará o minicurso Dicas para redação de um artigo científico.