As secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com as universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e do Centro-Oeste estão ofertando o curso de especialização em Gestão Pública, com ênfase em Sistema Único da Assistência Social, na modalidade a distância – Programa de Residência Técnica (Restec). Os interessados podem se inscrever no site www.cps.uepg.br/externos/, até 24 deste mês.

São ofertadas 207 vagas para profissionais das áreas de serviço social, psicologia, direito, ciências contábeis, administração, pedagogia, jornalismo, publicidade e propaganda, secretariado, engenharia da computação (tecnologia da informação ou ciência da computação). As vagas estão distribuídas em 4 polos que abrangem 23 cidades. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo polo onde serão realizadas as atividades presenciais do curso de especialização.

Este programa de Residência Técnica foi implementado com base na lei estadual de 2008 e se desenvolve em parceria com instituições de ensino superior paranaenses. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o objetivo é proporcionar aos profissionais um conhecimento especializado que possa contribuir para que entendam o valor da vida cidadã associada ao trabalho. “Trata-se de mais um programa inovador que vai contribuir com a formação de pessoal para a assistência social no estado do Paraná. Queremos ofertar capacitação profissional e cidadã de forma integrada às instituições de interesse público. Desta forma estamos ampliando a inserção social da universidade pública”, ressaltou o secretário.

As atividades do curso serão desenvolvidas de novembro de 2013 a novembro de 2015 com um total de 500 horas/aula. Durante o curso o aluno exercerá 30 horas semanais de atividades ligadas a sua área de formação em um setor da administração do Estado. A carga horária teórica do curso será desenvolvida em um ambiente virtual.

Para a inscrição, o candidato deverá ter concluído, de 30 de setembro de 2010 a 30 de setembro de 2013, o curso de graduação nas áreas específicas do Programa. O curso é gratuito e o candidato selecionado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.900. No ato da matrícula, o aluno selecionado deverá comprovar que não possui renda ou recebe qualquer tipo de remuneração ou salário. A prova que selecionará os candidatos acontece no dia 3 de novembro nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Guarapuava.

Participação da UEM

Vale destacar que a Reitoria da UEM viabilizou a participação da Universidade nesta parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) para a oferta da residência técnica.  A oferta do curso de especialização em Gestão Pública, na modalidade a distancia, divide-se entre os alunos que farão na forma de Residência Técnica e os servidores Públicos das áreas de Educação, Saúde e Assistência a saúde. Especificamente para a UEM foram contempladas  vagas de residentes com bolsa,  para graduados em Psicologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais e Direito.   Os interessados podem obter mais informações por meio do site www.cps.uepg.br/externos/ no link Programa de Residência Técnica –  RESTEC Assistência Social 2013.  Na UEM, o fone para contato é (44) 3011-1302.