No dia 1º, entrou em operação o PTTMetro de Maringá, sendo o PIX-Central (Ponto de Interconexão) do PTT (Ponto de Troca de Tráfego) hospedado na UEM. O objetivo de um PTT é otimizar a troca de tráfego entre as redes que compõe a internet, aproximando origem e destino deste tráfego, reduzindo custos e eliminando a necessidade de encaminhar este tráfego a outras regiões. O projeto PPTMetro (http://www.ptt.br) tem como objetivo instalar PTTs nas principais regiões metropolitanas do País, interligando os PIXs acadêmicos e comerciais, destas regiões, sob um gerenciamento centralizado.

A UEM foi convidada, no inicio de 2012, a participar do processo de criação de um PTT em Maringá em conjunto com a Redetelesul (Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações), que é uma associação sem fins lucrativos que representa mais de 30 empresas em mais de 100 municípios, pelo seu presidente Cláudio Marcelo Siena. Encaminhando a candidatura conjunta ao CGI.br (Comitê Gestor da Intenet no Brasil) solicitando a hospedagem do PIX-Central na UEM.

Em 20 de junho, a UEM recebeu a visita técnica do supervisor do PTT.br e porta-voz do NIC.br, Antonio Galvão de Rezende Filho, que verificou que a Universidade Estadual de Maringá reunia todas as condições necessárias para a instalação do PTT, por representar um local neutro e ser uma instituição sem fins lucrativos. Percebendo os benefícios para a UEM e toda a região, o reitor Júlio Santigo Prates Filho concordou com a hospedagem dos equipamentos do PTTMetro.

A instalação dos equipamentos e a ativação foram realizadas por Fábio Pessoa Nunes, da equipe do PTTMetro. O PTT de Maringá entrou em funcionamento interligando inicialmente as redes da UEM e de dois provedores, VESX Networks e Persis Telecom, tendo a Redetelesul e seus provedores associados em adiantado processo de interligação.