Começou, nesta quinta-feira (3), no Bloco B-33, e vai até o próximo dia 5, o 34º Congresso Paranaense dos Estudantes de Zootecnia. Com o tema Qualificando o Profissional do Futuro: os novos caminhos da produção animal, o evento está sendo realizado pelo Departamento de Zootecnia (DZO) da UEM, em parceria com a Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (Apez).

Na solenidade de abertura, a coordenadora do Congresso e professora do DZO, Priscilla Ayleen Bustos Mac Lean, ressaltou a importância do evento, que abordará assuntos atuais sobre a profissão, capacitando os profissionais do futuro. A presidente da Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (Apez), Bruna Bronharo enalteceu a diversidade da programação, que, além de palestras, ainda contará com cinco workshops.

O coordenador do curso de graduação em Zootecnia, Vagner de Alencar A. de Toledo, lembrou dos 38 anos que o curso completa neste ano, colocando até hoje no mercado 1585 novos profissionais. O chefe do DZO, Clóves Cabreira Jobim, afirmou que todos os temas que serão abordados durante o evento, além de discutirem a profissão, também contribuirão para a formação dos acadêmicos.

O coordenador do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Júlio César Damasceno, recordou sua experiência como presidente da Apez e como organizador do Congresso, destacando que esse é um dos poucos eventos que se propõem a discutir as políticas da profissão de zootecnista no Brasil. O representante do PET de Zootecnia, Victor Akira Sato, e o diretor presidente da Zootecnia Consultoria Junior, Matheus Machado Teixeira, também se pronunciaram, desejando um bom evento aos participantes.

Logo após a abertura, foram proferidas as palestras Marcos Legais e Perspectivas da Zootecnia e Imunocastração de Suínos, pelos professores Walter Motta e Renato Spera, respectivamente.

Mais informações pelo telefone 3011-4351, site www.congressoapez2013.weebly.com ou facebook.com/congressoparanaensedosestudantesdezootecnia.