Durante mesa-redonda realizada em eventos sobre internacionalização em Natal, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Luiz Cláudio Costa,  destacou os avanços do Programa Ciência sem Fronteiras. O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, frisou o apoio do governo federal na internacionalização e na qualidade e ampliação do ensino superior no Brasil. Os eventos em Natal são o V Seminário Internacional e a VI Assembleia Geral de Internacionalização e Qualidade da Educação Superior, que estão sendo realizados desde terça-feira até sexta-feira, 1º a 4.

Promovidos pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, os eventos reúnem representantes de países das mais diferentes latitudes se oportuniza condições para se tratar novos acordos internacionais. Participam reitores e assessores internacionais de mais de 40 países das Américas do Sul, Central e do Norte, Europa, Ásia e África. A UEM está representada pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho e pela assessora do Escritório de Cooperação Internacional, Evanilde Benedito. Segundo Prates Filho, a internacionalização é um dos vetores estratégicos da UEM. “Sabemos que a internacionalização se faz em rede e a participação da Universidade Estadual de Maringá em eventos desta envergadura possibilita a ampliação e a inserção da Instituição em novas ações de cooperação”.

Na programação, workshops, reuniões, assembleia, mesas-redondas. Na pauta, discussões sobre Internacionalização da Educação Superior e Aproximação Sul-Sul: o papel da universidade na integração e fortalecimento regional (Gana, Angola, Caribe e Chile); Educação a Distância: internacionalização e qualidade de ensino; Rankings Mundiais e Concepções de Qualidade da Educação Superior; Mobilidade Internacional: preparação de estudantes e qualidade de oferta; Internacionalização como Indutora da Qualidade da Pesquisa e da Pós-Graduação; e Cooperação Universitária: diferentes modelos de qualidade na educação superior – a experiência da Índia, Turquia, Japão e Coreia do Sul. Outras informações sobre os eventos neste link.