Pesquisa europeia acaba de homenagear o Nupélia e dois de seus pesquisadores emprestando seus nomes para três novas espécies de ostracoda (microcrustáceo) do gênero Strandesia. O trabalho foi publicado na revista Crustaceana, Volume 86, Issue 2, 2013, sob o título On The Strandesia Obtusata/Elliptica Lineage (Ostracoda, Cyprididae) In The Alluvial Valley Of The Upper Paraná River (Brazil), With The Description Of Three New Species. A autoria é da bióloga do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura da UEM (Nupélia), Janete Higuti, e Koen Martens, do Royal Belgian Institute of Natural Sciences, com mais dois pesquisadores belgas, Isa Schön e Leen Audenaert.

As novas espécies ganharam os nomes Strandesia nupelia n. sp.; Strandesia velhoi n. sp.e Strandesia lansactohai n. sp. Segundo o paper, os nomes foram dados em homenagem aos pesquisadores Luiz Felipe Machado Velho e Fábio Amodêo Lansac-Tôha, do Nupelia, pela contínua ajuda que vêm dando ao trabalho de Higuti e Martens no estudo da ecologia a da taxonomia da Ostracoda no rio Paraná. A terceira espécie homenageia o Nupélia pelo apoio logístico que oferece aos mesmos pesquisadores.

Outra novidade vinda da Bélgica é que o processo de doutoramento e de mobilidade internacional de Janete Higuti foi pauta de uma entrevista feita com a pesquisadora. O material foi publicado na revista interna da agência de fomento Belspo, chamada de Conexão ciência. A revista é publicada em holandês e francês (as duas línguas oficiais da Bélgica) e distribuída em milhares de cópias para diferentes países europeus.