Nesta quinta-feira (5), embarcaram, rumo a Portugal, os primeiros alunos de graduação em Matemática da UEM beneficiados pela recém-aprovação do curso, junto a Capes, com dupla diplomação. César Ramos, Lucas Lara, Jean da Silva e André Ferreira, passarão dois anos estudando na Universidade Nova de Lisboa, com bolsas de estudo e pesquisa, e terminarão o último ano da licenciatura na UEM, recebendo, ao final do curso, diplomas das duas instituições. Outra aluna (Tainara Bertolazzo) também partirá para o país lusitano, nas próximas semanas.

Duas docentes do Departamento de Matemática (DMA) da UEM acompanharão os primeiros passos dos graduandos em Lisboa. Durante vinte dias, a professora Lucieli Maria Trivizoli verificará o andamento das atividades na universidade e auxiliará no processo de adaptação dos alunos ao novo país. A coordenadora do curso de Matemática, Lílian Akemi Kato, representará a UEM em reuniões com outras instituições que fazem parte do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que a UEM passou a integrar em novembro do ano passado.

Para o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, este é um momento histórico para a Universidade, que vem dando passos importantes em seu processo de internacionalização. “Nossas políticas, ações e projetos têm gerado resultados positivos, e agora conseguimos oferecer a oportunidade de nossos alunos obterem duplo diploma e terem um grande diferencial nas suas vidas pessoais e profissionais”, disse.

A assessora de Cooperação Internacional, Evanilde Benedito, a pró-reitora de Ensino Ednéia Regina Rossi, e a professora do DMA, Fernanda Diniz de Melo, foram até o Aeroporto Regional de Maringá, desejar boa viagem aos alunos e professores.