Integrantes das universidades estaduais de Missouri (MSU) e de Maringá (UEM) estão reunidos nesta quinta-feira, dia 5, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre ambas. Um acordo de cooperação foi assinado em 2011 e, no início deste ano, possibilitou a ida da professora Sílvia Moraes, do Instituto de Línguas da UEM, para a MSU. Lá Moraes ministrou um módulo de língua portuguesa para estrangeiros. Segundo o vice-presidente associado de Programas Internacionais da MSU, Steve Robinette, a intenção é criar oportunidades para professores e alunos de ambas universidades de realizarem estágios e desenvolverem projetos na instituição parceira. Comentou também que sua vinda a Maringá ainda tem o objetivo de verificar outras ações possíveis e informar sobre programas internacionais de sua universidade e sobre bolsas de estudos para acadêmicos norte-americanos virem ao Brasil. A MSU tem 88 cursos de graduação, 47 de mestrado e cinco de doutorado.

Brad Bodenhausen, diretor do Centro de Capacitação Profissionai da MSU e diretor do Centro Internacional de Liderança e Treinamento da MSU e vice-presidente executivo da Câmara de Comércio de Springfield, comentou que o alvo é fortalecer programas internacionais para treinamento de lideranças, verificar perspectivas de intercâmbio, principalmente nas áreas de agricultura, logística e qualidade de vida, e estreitar laços entre o comércio de ambas regiões. Falou da possibilidade de alunos da UEM colocarem em prática a teoria aprendida em estágios em empresas americanas. Os visitantes, que aproveitaram a estada na cidade para visitar a Acim e a Cocamar, foram recepcionados na UEM pela assessora do Escritório de Cooperação Internacional, Evanilde Benedito.