O Departamento de Biologia da UEM (DBI) iniciou, nesta terça-feira, dia 3, as comemorações dos 40 anos do curso de Ciências Biológicas. A solenidade lembrou também o Dia do Biólogo, comemorado em 3 de setembro. Durante a cerimônia, a chefe do DBI, Rosilaine Carrenho, comentou que o evento é tradicional e reunia desde os mais jovens e os mais antigos conhecedores da história do curso. A coordenadora de Ciências Biológicas, Ana Lúcia Rosas Moreira, que se graduou na UEM em 1979, destacou que os 40 anos do curso são muito importantes e interessantes para trazer também reflexão e discussão sobre a existência, a vida.   

O diretor do Centro de Ciências Biológicas, Luiz Carlos Correa, comentou que, se hoje, a situação é difícil, imagine no início, há 30, 40 anos e que, na UEM, parece que “estamos começando todo dia”. Mas destacou que a UEM é combativa, batalhadora, e se tornou uma das melhores do País. Disse que o curso já formou muita gente (1.617 até 2012) e deu origem à pós-graduação. O reitor Júlio Santiago Prates Filho falou que o momento era muito importante para a UEM. Acrescentou que as instituições não são obras isoladas, mas frutos da coletividade e que, para existirem e prosperarem, precisam expressar valores e objetivos coletivos. Isso sem deixar de enaltecer e reconhecer o papel de algumas pessoas e de alguns setores no crescimento da UEM. Aproveitou para apresentar o reconhecimento ao DBI, aos professores, funcionários e alunos pela contribuição no destaque obtido pela UEM e incentivá-los a prosseguir a formar profissionais e cidadãos capazes de transformar a sociedade. 

Logo após a solenidade de abertura, o professor Erivelto Goulart proferiu uma palestra sobre os 40 anos do curso. Começou sua fala, mesclando conceitos de Biologia, História Natural com bom humor e resgatando a história do Departamento de Biologia, que acabou dando origem a outros departamentos e outros cursos, como os de Farmácia, Zootecnia, Agronomia, Medicina e Odontologia. Lembrou que todos os 18 professores do DBI ficavam lotados no bloco 7 e conquistaram um pouco mais de espaço físico quando chegou o Chicão, o primeiro cadáver que chegou à UEM. Aproveitou para destacar a necessidade de se realizar um memorial do curso enquanto as pessoas que participaram de sua história ainda estão vivas. Ainda na manhã desta terça-feira, houve um café da manhã para marcar a data.

  As comemorações dos 40 anos de Ciências Biológicas prosseguem no dia 28 deste mês, com um almoço-churrasco; no dia 3 de outubro, no Sinteemar, uma cerimônia de homenagens a professores aposentados, a professores que se formaram na UEM e pessoas com relevância científica; e no dia 9 de outubro, na Oficina de Teatro da UEM, o grupo Meu Clown apresenta a peça Todos Fomos Alunos.