A UEM acaba de selecionar os contemplados com cinco bolsas do Programa de Ibero-Americano do Santander. Lançada em 2011, a iniciativa tem como foco incentivar e promover a mobilidade de estudantes de graduação entre universidades iberoamericanas.

“A mobilidade discente é um dos pilares da internacionalização de uma instituição de ensino e é parte da política da UEM. E o Escritório de Cooperação Internacional comemora, porque este é mais um passo nessa direção”, anuncia o professor Cássio David da Silva, responsável pela área de Mobilidade, do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM.

As bolsas são fruto de um convênio que a Instituição firmou com o Santander Universidades recentemente. A partir deste acordo, surgiu a oportunidade de participar do primeiro edital e foram conquistadas cinco bolsas para o México. “A universidade foi a oitava colocada no ranking geral do Santander, dentro do Paraná. Houve 109 inscrições de acadêmicos, que preencheram os formulários entre os dias 17 de julho e 18 de agosto. Destes, onze candidatos fizeram todo o processo no Escritório de Cooperação Internacional e, na última quinta feira, em reunião da comissão de internacionalização, foram homologados os cinco contemplados com as bolsas”, explicou Silva.

México – A mobilidade se fará no México em quatro universidades: Universidad Autonoma de Aguascalientes, Universidad Autonoma del Estado de Hidalgo, Universidad Autonoma Metropolitana; Universidad Juarez Autonoma de Tabasco.
Uma curiosidade na UEM foi o fato de somente candidatas do sexo feminino terem se apresentado para o edital. As contempladas foram: Kamila Marcele Fávero e Marieli Maio Braga, do curso de Artes Cênicas; Adriana Liti Nishida, da Economia; Jéssica Kashiwagui Itami, da Psicologia; e Maria Clara Borgognoni, da Filosofia.

Por exigência do programa Santander Universidades, duas das cinco contempladas deverão fazer a mobilidade na Universidade Autônoma de Aguascalientes. O programa prevê uma bolsa de valor total a R$ 7.782,30, que será depositada na conta corrente dos contemplados.
“Não podemos deixar de parabenizar todas as candidatas pelo valor curricular e pelo planejamento de atividades apresentados no processo de avaliação. Em breve, teremos mais bolsas e mais possibilidades de intercâmbio em diferentes de países, dentro do programa Santander Universidades”, concluiu a coordenadora do ECI, Evanilde Benedito.