Crédito: Seti

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) receberá, ainda neste ano, R$ 6 milhões do governo do Estado para a continuidade das obras na instituição. O valor do repasse, a título de infraestrutura, foi decidido, hoje (9), durante reunião do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais (Cruep), que é presidido pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

Lembrando que, no ano passado, a UEM recebeu R$ 5 milhões para a infra-estrutura, o reitor Júlio Santiago Prates Filho disse que os recursos a serem repassados em 2012 irão proporcionar “um grande avanço” nas obras em andamento.

Ele salientou que a verba destinada à melhoria do ensino superior é uma das prioridades definidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia.

Além desta questão, o Cruep discutiu algumas ações que os reitores farão junto ao governo para que seja encaminhado para a Assembléia Legislativa o projeto visando à equiparação salarial da carreira dos docentes das universidades.

Os reitores também discutiram a carreira dos agentes universitários e conheceram a nova sugestão de tabela salarial para a carreira desta categoria apresentada pelo governo. A proposta seria apresentada, nesta tarde, para os representantes dos sindicatos dos agentes universitários das universidades estaduais paranaenses.

Outro assunto em pauta na reunião do Cruep foi a mobilidade docente nas IES paranaenses. Um convênio foi assinado para que os professores possam ter a mobilidade nas instituições estaduais e federais de ensino superior no Estado.