Pucca Júnior, coordenador nacional de saúde bucal, é professor da UEM     

Os 24 coordenadores regionais de saúde bucal do SUS no Paraná foram qualificados em gestão por professores da UEM, hoje (6), em Maringá. O curso é o primeiro desse tipo no Brasil. Depois da expansão do atendimento odontológico no País dos últimos anos, proporcionada pelo programa Brasil Sorridente, é preciso capacitar os gestores do sistema, disse o professor de odontologia da UEM e coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior.  

O grupo teve lições de como potencializar recursos, entre outros assuntos, e foi atualizado quanto à política do SUS. “Não adianta aumentar financiamento se a gente não otimizar esse financiamento”, avaliou Pucca Júnior.

Coordenador em Ponta Grossa, o dentista Celso José Hoffmann está certo de que, se mais profissional, a gestão pública sofrerá menos o impacto negativo de decisões de políticos locais. “Muitas vezes, um engenheiro, por exemplo, assume a gestão de saúde bucal de um município, não um técnico, e não sabe direito o que fazer”, analisa.

Desde que entrou em vigor, em 2004, o programa federal Brasil Sorridente mudou o cenário da saúde bucal brasileiro. O País agora tem equipe de dentistas em 90% das cidades, percentual que não chegava a 15%, segundo o coordenador do ministério. O SUS oferece 15 mil procedimentos odontológicos.

O curso será estendido a outros estados no próximo ano por meio da Escola de Formação em Gestores de Saúde Bucal da UEM.

Na qualificação dos coordenadores regionais paranaenses desempenharam a função de tutores os professores Luiz Fernando Lolli, Raquel Sano Suga Terada e Mitsue Fujimaki, coordenadora da graduação em odontologia da UEM.