Cerca de 30 estudantes, de diversos países, passaram a tarde de hoje (3) conhecendo as instalações da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), da UEM. O grupo, formado em sua maioria por pós-graduandos da área de Zootecnia, está no Brasil para participar da vigésima quarta edição do World's Poultry Congress (WPC 2012), o mais importante evento voltado à difusão de ciência e tecnologias para a avicultura no mundo, que, neste ano, será em Salvador (BA).

Antes do início do WPC, há uma série de atividades programadas, sendo que uma delas é proporcionar aos participantes com os melhores currículos uma visita a empresas e granjas ou cooperativas importantes do país visitado. Além da FEI, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os principais centros especializados na área do Paraná, estado escolhido por ser o líder em criação de aves do Brasil.

Depois de receberem dados gerais sobre a UEM e sobre Maringá, em uma fala do diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Júlio Damasceno, os estudantes puderam entrar pela primeira vez em contato direto com os animais da Fazenda Experimental. Com 170 hectares, a FEI é onde os acadêmicos da UEM têm um local de suporte para aulas práticas, estágios e desenvolvimento de pesquisas e extensão.

Como não poderia deixar de ser, o setor mais celebrado foi o de avicultura, que, além de ser utilizado para a realização de importantes pesquisas na área, engloba um complexo estruturado para o ensino prático. Os visitantes também conheceram os outros setores de produção animal, subdivididos nas diversas especialidades da área. Eles puderam tirar fotografias, receber informações de profissionais da Fazenda e trocar experiências sobre seus respectivos países.

Agora, os participantes seguem para o WPC 2012, que, entre os dias 5 e 9 de agosto, deverá reunir um público de 9 mil visitantes, do qual 3 mil são congressistas de todas as partes do mundo. Mais informações sobre o evento no site http://www.wpc2012.com/br/.