Delegação posa com troféus conquistados nos JUPs

A UEM é, pelo quarto ano consecutivo, campeã dos Jogos Universitários Paranaenses (JUPs). A última edição terminou na semana passada, em Apucarana. A delegação foi recebida, hoje (3), pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho e pela vice-reitora Neusa Altoé.

A Universidade ganhou sete troféus de ouro, três de prata e um de bronze. No ranking geral, a Universidade obteve 156 pontos, a frente de UEL, com 131, e UFPR (111).

Os atletas, o chefe da delegação, professor Alexandre Miyaki da Silveira; e a treinadora da equipe masculina de vôlei, Jane Maria Remor; foram recebidos na reitoria.

Segundo Prates Filho, os jogos são uma “vitrine” para a UEM. “Nosso objetivo é melhorar a questão orçamentária (para as atividades esportivas)”, disse o reitor, “mas a gente sabe das limitações”.

Ele espera que parcerias com a Secretaria Estadual de Esportes sejam benéficas nesse sentido. A UEM deve receber escritórios do órgão, em breve, nos câmpus de Maringá, Ivaiporã e Umuarama.

A UEM oferece infraestrutura e apoio, como transporte e pagamento de inscrições, a 200 estudantes que a representam em torneios, de acordo com o chefe da delegação dos JUPs, Alexandre Miyaki da Silveira. O programa da Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR) existe desde 2006.

Os esportistas preparam-se para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em outubro, em Foz do Iguaçu. Foram classificados atletas de judô, atletismo, natação, xadrez e vôlei.

Resultados

A seleção masculina de vôlei foi, pela primeira vez, campeã invicta. O jogador Saulo Testa, 22, aluno de Educação Física, creditou o primeiro lugar à “vontade de vencer” do time e ao “espírito de equipe”. “É uma sensação muito boa”, descreveu. Os jogadores haviam conquistado o segundo lugar, em 2009.

A equipe de natação voltou para a UEM com 31 medalhas de ouro, 13 de prata e dez de bronze. Primeiro lugar também para o tênis de mesa, que conquistou o bicampeonato nas categorias individual e por equipe (masculino).

No atletismo e no xadrez, a Universidade foi campeã, no masculino, e vice, no masculino. O contrário ocorreu no judô: primeiro lugar para os homens e segundo para as mulheres. O basquete feminino obteve o terceiro lugar na competição.

O estudante da UEM Felipe Cavazin foi eleito o melhor atleta desta edição dos jogos, a 52ª. A delegação tinha 120 competidores.