A Universidade Estadual de Maringá realizou, nesta sexta-feira, dia 3, a solenidade de formatura do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), destinado à formação continuada de professores da educação básica de rede pública. Esta foi a quarta turma, composta por 350 professores vinculados aos Núcleos Regionais de Educação de Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Loanda, Paranavaí e Umuarama. O PDE é uma parceria entre as secretarias de Educação (Seed) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com as universidades e faculdades públicas.

A coordenadora de Apoio ao Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação Especial (CAE), Marta Sforni, comentou que o momento importante para a vida profissionais dos formandos e dela também pela conclusão dessa etapa e pela caminhada conjunta. Agradeceu o apoio da Seed, dos NREs, dos orientadores e companheiros da CAE. Fátima Godinho de Castro, coordenadora pedagógica estadual do PDE, disse que o programa está realizando a formatura em várias regiões do Paraná. Falou que estava honrada e feliz de ter organizado o processo pedagógico do PDE em 2006 e 2007 e de ver como o programa havia crescido e ampliado. Destacou a consolidação do PDE e o avanço e a conquista de todos que trabalham com o ensino público no Paraná.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales, relatou que tentou calcular o tanto de esforço empreendido por todos para chegar nesse dia, algo imensurável, recheado de choro, alegria, tristeza e que, hoje, restavam o rescaldo e o restolho, mas que deveria haver confiança e motivação para continuar. Para ele, o momento mostra o quanto a universidade pode participar do desenvolvimento das pessoas e do Estado e que o desenvolvimento ocorre somente se houver qualidade na formação e nas pessoas. Lembrou o desastre natural ocorrido há 37 anos no Paraná, a geada negra, que, em apenas um dia, deixou 2,5 milhões de pessoas desempregadas e eliminou a produção de 10 milhões de sacas de café, mas que o povo e a região se levantaram. Ressaltou que, das dificuldades, podemos tirar força impulsionadora que nos leva para onde desejamos.

A chefe do NRE de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, mostrou sua satisfação de ver 350 formandos, representando a parceria mais inteligente, ao reunir a Seti, a Seed para travar diálogo com professores da rede e do ensino superior. Ressaltou a importância da educação básica na formação dos indivíduos e elogiou o trabalho da professora Marta Sforni. Recordou que, em tempos anteriores, sonhou com a pós-graduação mas que os professores não podiam se ausentar das salas de aula e agora esse sonho se tornou possível. Lembrou que não apenas o sonho da pós-graduação se tornou possível, mas também a promoção e o reconhecimento. Ao final, desejou que os formandos fizessem a diferença dentro da escola.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho falou com orgulho da formação continuada. Disse que o momento era importante tanto para os formandos como para a UEM. Para ele, a história de uma universidade se mede em séculos e que, no caso da UEM, apesar de apenas 42 anos, já era reconhecida nacional e internacionalmente. Destacou a vocação regional e o compromisso da UEM não só com a eficiência no ensino, na pesquisa e na extensão mas também com aquilo que a região necessita. Para ele, a Universidade precisa expressar valores coletivos. Aos formandos, lembrou que eles receberam uma formação mais sólida, que despenderam dedicação e esforço e que a missão continua. Falou sobre a importância deles para fazer com que jovens busquem a cidadania, tenham preocupação ambiental e atitude civil positiva e para fazer com que haja qualidade no ensino médio e fundamental. O reitor também elogiou o desempenho da professora Sforni e finalizou apontando que a UEM está aberta aos formandos prosseguirem seus estudos.