Começou, ontem (1), o 10º Fórum de Extensão e Cultura da UEM, que, neste ano, tem como tema A Extensão e o Desenvolvimento Regional. O coordenador de Estudos sobre Desenvolvimento Regional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Guilherme Mendes Resende, foi o responsável pela conferência de abertura do Fórum. Abordando temas atuais e perspectivas dos elementos do desenvolvimento regional, Resende destacou a dificuldade na implantação de projetos econômicos e sociais em grande escala, gerada pelas diferenças entre as regiões de um país heterogêneo como o Brasil. Segundo o pesquisador, mesmo levando em consideração os aspectos regionais, um projeto de nível nacional acaba fomentando políticas macro territoriais e econômicas.

Ainda na solenidade de abertura, o reitor Júlio Santiago Prates Filho ressaltou a importância do Fórum, destacando que, devido à interação direta com a comunidade, "a extensão é a face mais generosa da universidade”. Segundo Prates Filho, a extensão é uma credencial de excelência na Universidade, “pois, só uma instituição com história e alto índice de qualidade na pesquisa e ensino pode repassar à comunidade externa, em forma de prestação de serviço e ensinamentos, todo o conhecimento acumulado em várias áreas.” O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales, disse que o Fórum é uma oportunidade para se discutir o desenvolvimento regional, aproveitando o potencial de conhecimento que as universidades possuem.

Na mesa redonda de hoje pela manhã, o coordenador de Estudos Urbanos do IPEA, Bernardo Alves Furtado, abordou o tema Subsídios para Políticas Regionais e Metropolitanas. Na programação do evento, ainda estão previstas conferências, comunicação oral e pôster virtual, dentro das áreas temáticas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho, além de apresentações culturais.  A programação completa e outras informações sobre o Fórum podem ser obtidas no site http://www.dex.uem.br/forum/ ou pelos telefones 3011-3798 e 3011-3796.