O plano desenvolvido pela UEM para o Projeto Rondon foi o melhor apresentado pelas universidades brasileiras e deu o direito de escolha do destino. A UEM escolheu Curralinho, no Pará, que apresenta o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) daquele Estado. Sob coordenação da professora Marlene Rodrigues de Novaes, do Departamento de Ciências Sociais, oito alunos da UEM partiram nesta quinta-feira para o Pará para participarem da Operação Açaí. Além disso, mais um aluno de Medicina foi junto para integrar a Ação Cívico Social (Aciso), para atendimento de ribeirinhos.

Os alunos de Direito, Pedagogia, Ciências Sociais, Psicologia, Enfermagem, Administração e Medicina permanecem em Curralinho até 22 deste mês. Serão desenvolvidas atividades de capacitação de agentes de saúde dentro das áreas de maior agravo da região: hanseníase, DST, prevenção de câncer do colo de útero e de mama, acolhimento e humanização na atenção básica de saúde, saúde na terceira idade, parasitoses. Também estão programados atendimento para difusão da lei orgânica da assistência social, capacitação de professores para implantação do projeto Um por Todos e Todos por Um (para prevenção de corrupção), capacitação para preenchimento do Sinan (Sistema Nacional de Notificação de Agravos) e capacitação para implantação de Observatório Social. Serão realizados Fórum Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Desenvolvimento Local, Jornada da Educação e Oficina Educação Alimentar e Nutricional.