O Programa Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e os Movimentos Sociais (Unitrabalho), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza, na próxima sexta-feira (18), um evento em comemoração aos 13 anos do Núcleo da UEM. A solenidade acontece às 20 horas, no auditório do Dacese (Bloco 125), no câmpus sede da Universidade.

Na oportunidade, será lançado o livro Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários: Aspectos Conceituais e Práxis do Processo de Incubação, organizado pela professora do Departamento de Economia (DCO), Maria Nezilda Culti. A obra conta com tiragem inicial de 300 volumes e será doada a entidades e pessoas ligadas à Incubação.

A incubadora da Unitrabalho, da UEM, foi criado, em 1998, com o objetivo de realizar estudos, pesquisas, extensão e de formação profissional relacionadas com a questão do trabalho e os movimentos sociais. Fora da Universidade, o núcleo que faz parte da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho), fundação que abrange cerca de 90 universidades e profissionais das mais variadas áreas, que trabalham com Economia Solidária, Cooperativismo, Associativismo e Meio Ambiente.

O trabalho de todos esses anos resultou na formação de quase 20 cooperativas e associações, todas alicerçadas sob o princípio da autogestão e Economia Solidária, além da realização de projetos envolvendo parcerias e convênios com órgãos públicos e privados e agências de fomento. Dentre os parceiros pode-se citar a Fundação Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e Fundação Araucária, através do Programa Universidade Sem Fronteiras e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Unitrabalho desenvolve, atualmente, dez projetos e é coordenada pelas professoras Neuza Corte de Oliveira, do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), e Nanci Aparecida Meneguetti Garcia, do Departamento de Economia (DCO).

O evento contará com relatos de cooperativas incubadas pela Unitrabalho, da UEM, e apresentará a nova coordenação para a Gestão 2011/2013, eleita na tarde do dia 18 (sexta-feira).

Outras informações pelo telefone (44) 3011-3785 e 3011-3893.