A Universidade Estadual de Maringá realizou, nesta sexta-feira, dia 11, uma solenidade para agradecer empresas que colaboram com projetos da Instituição, em especial, na área de esportes. De acordo com a Lei de Incentivo ao Esporte, as pessoas jurídicas podem destinam até 1% do que pagariam em tributo federal para projetos aprovados. No rol das empresas parcerias, estão a Unimed Maringá, a Usina Santa Terezinha, Aptar Maringá, Pneumar, Noma do Brasil AS, Solabiá Biotecnologia, Construtora Sanches Tripoloni e Copel.

Durante a cerimônia, o coordenador de projetos ligados ao handebol da UEM, Dourivaldo Teixeira, lembrou que o início da proposição dos projetos é solitário, mas que ao longo da caminhada, ganha-se apoio. Agradeceu aos empresários que têm contemplado os projetos e o Centro de Excelência Regional de Handebol em construção. O professor relatou sobre os vários projetos aprovados e o valor captado junto ao empresariado, informando que a destinação dos recursos pode ser feita até 31 de dezembro e não representa um custo adicional às empresas. Disse ainda que pessoas físicas também podem colaborar com a destinação de até 6% do tributo para os projetos.

Entre os projetos aprovados da UEM, estão o Centro de Excelência Regional de Handebol no valor de R$ 4.604.307,86, dos quais, foram captados R$ 1.396.437,30; construção do ginásio de handebol no valor de R$ 940 mil, dos quais, captados R$ 838.437,35: projeto para melhorar as condições do handebol no valor de R$ 1.918.847,48, dos quais, captados R$ 558 mil; Núcleo de Avaliação e Prescrição de Treinamento dos Esportes Coletivos no valor de R$ 1.257.091,21, ainda sem captação; Laboratório de Fisiologia do Exercício no valor de R$ 342.485,31, ainda sem captação; e colocação de piso adequado no ginásio de esporte no valor de R$ 377.446,51, dos quais, captados quase R$ 100 mil.

Representando os empresários parceiros, o diretor da Usina Santa Terezinha, Paulo Meneguetti, destacou que era uma honra representar os colegas que participam dos projetos. Disse que, até o ano passado, em decorrência do enquadramento no regime de tributação da empresa, não era possível fazer essa destinação, mas que este ano, já foi diferente. Comentou sobre a satisfação de poder contribuir com projetos do Departamento de Educação Física da UEM, que promovem a inclusão social e oportunidades para as pessoas. Destacou que pretende continuar contribuindo com a UEM e fortalecendo os laços com a Universidade.

A vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, comentou que a UEM é um ente social, cultural, científico construído com trabalho de equipe e união. Ressaltou que todo recurso é bem-vindo e muito bem empregado. Agradeceu a parceria, apontando que ela é importante para a Universidade. Comentou sobre a luta em defesa da universidade pública e gratuita, que tem o objetivo de formar e qualificar os alunos. Lembrou que é necessário estreitar ainda mais os laços com a sociedade não só nesses projetos. Afirmou ter certeza que assim a UEM crescerá cada vez mais.