A solenidade de abertura da 9ª Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional da UEM foi realizada ontem (10) à noite, com a participação de mais de 200 pessoas. Na ocasião, os estudantes da Escola Milton Santos de Educação no Campo apresentaram a mística que relembrou a situação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no contexto da luta pela Terra e Reforma Agrária no Brasil. Em seguida, a professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, Irizelda Martins de Souza e Silva, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Gestão Educacional, apresentou os objetivos do evento e afirmou que o maior desafio hoje está na definição de conceitos e políticas educacionais efetivas para a educação no campo, em busca da emancipação humana.

O palestrante da noite, Gilmar Mauro, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, apresentou um panorama da situação real do campo no Brasil, explicitou sobre o conceito de reforma agrária e afirmou a necessidade da parceria entre a Universidade e os Movimentos Sociais para o desenvolvimento da educação do campo e também da luta coletiva a favor da terra e da reforma agrária no Brasil.

As atividades do evento continuam nesta sexta-feira (11), com a apresentação de trabalhos na modalidade pôster, a partir das 18h no térreo do Bloco I-12. À noite ocorrerá a palestra com a professora Liliam Faria Porto Borges (Unioeste-Cascavel), que apresentará reflexões a respeito do conceito de educação do campo no Brasil.

O encerramento do evento será neste sábado, às 7h30, na Escola Milton Santos de Educação no Campo. Na programação, está o Momento Cultural do Coletivo com a Mística do MST, realizada pelos alunos da escola e peça O Auto dos 99, dirigida por Pedro Ochoa, além do texto dramatizado Discurso contra Discurso. Para outras informações sobre evento acesse: http://jornadadepolitica.blogspot.com/.