A Universidade Estadual de Maringá está promovendo a XXI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Esta é a sétima e última etapa do evento deste ano, que começou em 12 de setembro, pelos câmpus de Cianorte e de Diamante de Norte, passando também pelos câmpus de Goioerê, Cidade Gaúcha, Ivaiporã e Umuarama. Em Maringá, as atividades serão realizadas a partir desta segunda até sexta-feira, 7 a 11 deste mês, no Dacese, no Hospital Universitário e Fazenda Experimental de Iguatemi.

Durante a solenidade de abertura, a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UEM, Clisalva Gomes da Silva, iniciou sua fala agradecendo a Deus, razão de sua existência, aos colegas servidores, a quem é destinado o evento, e aos valentes e atentos cipeiros da gestão 2011/2012. Disse que o objetivo da Cipa é reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Para ela, muitos são otimistas e se colocam em situações de risco. Ressaltou que é preciso cuidar com zelo o bem maior que Deus concedeu que é a vida. Segundo a presidente da Cipa, o prejuízo não é só do indivíduo descuidado, mas também reflete sobre quem amamos.

Silva manifestou-se contra o ritmo exagerado de trabalho, que provoca doenças ocupacionais, que nem todo dinheiro poderá pagar. Comentou ainda sobre a falta de servidores na UEM e sobre o crescimento da Instituição, aliados ao grande número de aposentadorias previsto. Finalizou citando a importância de se passar por exames periódicos, praticar atividades físicas e utilizar equipamentos de proteção, além de buscar conhecimento.

O coordenador do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho da UEM (Sesmt), Edvaldo Aragão, lembrou que, há 21 anos, a Sipat vem sendo realizada na Instituição. Destacou a importância da prevenção de acidentes de trabalho. Citou que os recentes acidentes ocorridos na cidade mostram que a prevenção falhou. Aragão disse que, nesta semana, as ações de prevenção estavam sendo intensificadas, mas questionou sobre outras semanas do ano. Comentou que o Sesmt é um veículo para levar informações aos servidores, que devem se preocupar em se aposentar com saúde e qualidade de vida.

A pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Sônia Molinari, citando o folder do evento, ressaltou que o risco é maior quando nos acostumamos a conviver com o perigo e passamos a ignorá-lo. Informou que a Universidade tem buscado melhores condições de trabalho e reivindicado mais servidores. Desejando uma semana frutífera, disse que é importante buscar avanços para que possamos trabalhar evitando acidentes.

A chefe de Gabinete, Magda Félix de Oliveira, representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, lembrou que o evento estava em sua sétima etapa e abrangendo também o Hospital Universitário e a FEI. Destacou que, apesar da carência de profissionais, a UEM é a primeira universidade do Paraná e que a Instituição é construída por todos. Informou que a UEM está pensando em ampliar as ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A intenção é implantar, no próximo ano, um programa de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais com o foco na formação e capacitação de servidores para agirem na redução dessas ocorrências. Será uma ação desencadeada pela Reitoria, PRH, DCT, Cipa, Sesmt e Ambulatório Médico.

Após a solenidade de abertura, foi proferida uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, estão programados minicursos sobre Acidentes de Trabalho: consequência e perícia médica; Suporte Básico de Vida ao Trabalhador; Saúde Bucal do Trabalhador: Direção Defensiva: como evitar o acidente de trajeto; Assédio Moral; Cuidados Básicos com a Fala no Ambiente de Trabalho; Segurança em Laboratório, Armazenamento e Descarte; Combate a Incêndio; Ginástica Laboral; Doenças Ocupacionais; e Acidente com Perfuro Cortante.

O evento é realizado pela Cipa, PRH/DCT/Sesmt, Pró-Resíduos e PRH/DRH/TDE. Outras informações na Cipa, bloco 104, sala 2, fone 3011-4038.