O professor Luiz Regis Prado, do Departamento de Direito Público da UEM, recebeu, no dia 14, o título de Doctor Honoris Causa concedido pela Universidade Nacional de San Agustín, na cidade de Arequipa, Peru, por sua notável contribuição às ciências jurídicas nas últimas décadas e por seus méritos acadêmicos, profissionais e de produção científica. A procuradora geral da UEM, Sônia Letícia de Mello Cardoso, destaca que Prado é um professor entusiasmado e comprometido com a academia, e demonstra o seu valor com a enorme produção científica, reconhecida tanto no âmbito nacional quanto internacional. A cerimônia ocorreu na Sala de Colações da UNSA, em Arequipa, presidida pelo reitor encarregado, Victor Hugo Linares Huaco, e contou com a presença várias autoridades daquela instituição. Após o evento, Prado proferiu a conferência Dignidade da Pessoa Humana, em um Simpósio de Direito Internacional.

A procuradora geral da UEM, que representou o reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé, durante a cerimônia, entregou uma minuta de Acordo Amplo de Cooperação, para que sejam desenvolvidos projetos em várias áreas do conhecimento entre as duas instituições. No mesmo dia, os professores Prado e Cardoso foram entrevistados por Fred Rosas, no programa de televisão do Peru-TV de alcance nacional, no qual, foram tratados temas sobre Direito Penal, bem como da celebração do Convênio de Cooperação entre as duas instituições.

Currículo - Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); é bacharel em Filosofia pela Universidade de Nancy (França); mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); pós-doutor em Direito Penal pela Universidade de Zaragoza (Espanha); Direito Penal Ambiental Comparado pela Universidade Robert Schuman de Strasbourg (França); 2005: pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha); pesquisador do Centre du Droit de l’Environnement de Strasbourg; Consiglio Nazionale della Ricerca (Itália); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); consultor da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Professor Titular de Direito Penal e Teoria Geral do Direito da UEM, é também pesquisador e conferencista em Direito Penal no Instituto de Direito Comparado e Penal da Universidade de Firenze (Itália); professor visitante da Universidade Robert Schuman de Strasbourg (França); Universidade de Zaragoza (Espanha); Universidade Nacional de Educação à Distância (Espanha); co-diretor e professor do curso de pós-graduação em Direito (Proteção Jurídica do Meio Ambiente, Ordenação do Território e Patrimônio Histórico) da Universidade de Castilla-la-Mancha (Espanha); Professor Honoris causa das Universidades de San Agustín e Católica de Santa Maria, Arequipa, e da Universidade Andina de Cuzco (Perú).

Além disso, é consultor jurídico da Organização dos Estados Americanos (OEA); diretor da revista Ciências Penais (RT) e coordenador do Paraná da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais (ABPCP); membro do Ministério Público do Estado do Paraná (aposentado); da Association Internationale de Droit Penal (Paris); da Société Internationale de Défense Sociale (Paris-Milão); e diretor do Instituto Latino-Americano de Cooperação Penal (Rio de Janeiro-Buenos Aires). Prado tem publicados 14 títulos, 40 obras e mais de 80 artigos no Brasil e no exterior. Dentre as obras mais conhecidas do jurista, destacam-se: Curso de Direito Penal Brasileiro - Parte Geral - Arts. 1º a 120; Curso de Direito Penal Brasileiro - Parte Especial - Arts. 121 a 249; Curso de Direito Penal Brasileiro - Parte Especial - Arts. 250 a 35; Bem Jurídico-Penal e Constituição e Comentários ao Código Penal.