Foto: Xikinho Nascimento

O Viveiro de Mudas do Câmpus do Arenito, em Cidade Gaúcha, vinculado à Universidade Estadual de Maringá, foi reformado e ampliado. A solenidade de inauguração ocorreu neste domingo, dia 23, com a participação de diversas autoridades municipais e da UEM. Durante o evento, o diretor do Câmpus, Reny Adilmar Prestes Lopes, destacou o grande empenho dos servidores que trabalham no viveiro, gerando benefícios para toda comunidade, com a produção de mudas de árvores frutíferas, nativas para recomposição da mata ciliar e de eucaliptos. Agradeceu a participação da Prefeitura e da UEM na ampliação do viveiro, que ainda não supre toda demanda regional.

O vice-prefeito de Cidade Gaúcha, Jeovani Bonadiman Blanco, falou sobre a importância do viveiro para as cidades da região, para o programa de reflorestamento do Lions e para todo processo de jardinagem e arborização urbana do município. Blanco agradeceu a parceria com a UEM, que deseja ver cada vez mais intensificada.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho prestou uma homenagem ao professor Sidnei Cortez Borges, do Departamento de Agronomia da UEM, falecido neste domingo, e que foi coordenador técnico do viveiro durante a gestão anterior. Prates Filho elogiou também o trabalho do atual gestor do viveiro, Juarez Cabral, pela boa administração, o que faz com que o Câmpus do Arenito seja destaque na produção de mudas. Aproveitou também para elogiar a qualidade da obra de ampliação.

A ampliação quase que dobrou a estrutura do viveiro, que hoje conta com 160 m² de área construída, com locais apropriados para produtos utilizados na produção de mudas, ferramentas, substratos, e escritório. A obra custou cerca de R$ 15 mil, que foram custeados pelo próprio viveiro e pela Prefeitura de Cidade Gaúcha. O viveiro produz aproximadamente 12 mil mudas por mês. Entre as principais, estão as mudas de árvores nativas, frutíferas, de arborização, eucalipto. Este ano, iniciou-se também a produção de mudas de plantas ornamentais.