Quatro cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtiveram a pontuação máxima na edição 2012 do Guia do Estudante - Profissões Vestibular, publicação tradicional da Editora Abril, reconhecida por estabelecer parâmetros para estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos interessados na avaliação das condições de cursos de graduação em instituições de ensino superior de todo o País. Os cursos da UEM que receberam cinco estrelas são Agronomia, Ciências Econômicas, Farmácia e Matemática.

Na lista também aparecem vinte cursos pontuados com quatro estrelas: Administração; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia de Alimentos; Engenharia Química; Estatística; Geografia; Música; Odontologia; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo e Zootecnia, no câmpus sede. E mais os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia oferecidos no Câmpus Regional de Cianorte; e Engenharia Têxtil, no Campus Regional de Goioerê.

Com três estrelas estão os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo;  Ciência da Computação; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Física; Psicologia; Sistemas da Informação; todos no câmpus sede. Além de Moda, em Cianorte;  Engenharia Agrícola, no Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha; e Agronomia de Medicina Veterinária, no Câmpus Regional de Umuarama.

Em termos quantitativos, a UEM praticamente repetiu o mesmo desempenho da edição anterior do Guia. A pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, avalia como bons os resultados da UEM e sua manutenção no ranking. Segundo ela, embora o Guia não seja uma avaliação oficial, como é a do Ministério da Educação (MEC), a publicação da Editora Abril é uma referência importante e uma das  ferramentas de consulta mais utilizadas pelos estudantes na hora de se inscrever para o vestibular. “Considero excelente o desempenho da UEM e acredito que ele dará à comunidade externa uma dimensão do potencial da Universidade”, justifica a pró-reitora.