O curso de Pedagogia a Distância da UEM promove, de 17 a 21 de outubro, sua primeira jornada de estudos, com o tema central: Educação a Distância: desafios e possibilidades. Esse é também o tema da palestra de abertura, que será proferida pela professora Nara Pimentel, da UnB, no dia 19, às 19h30, no Núcleo de Educação a Distância (Nead/UEM) e transmitida por sistema de webconferência. Pimentel tem experiência na área de formulação de políticas públicas para educação superior a distância. Consultora em EAD e avaliadora externa de cursos a distância, contratada pela Unesco no Ministério da Educação, foi também Coordenadora Geral de Articulação Acadêmica na Capes/Diretoria de Educação a Distância.

A segunda webconferência será sobre A Educação a Distância no Contexto Atual, no dia 21, às 19h30. O tema será abordado pela professora Denise Abreu Lima, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenadora da Universidade Aberta do Brasil nessa instituição e professora dos cursos de formação em tutoria virtual e de professores em EAD.

A programação do evento ainda conta com a oferta de 30 minicursos que serão realizados no próprio ambiente virtual de aprendizagem em que ocorrem as disciplinas (Moodle). Ao longo da semana, os acadêmicos poderão escolher discutir temas como violência escolar, práticas para a inclusão no ensino regular, conexões possíveis entre psicanálise e educação, elaboração de material didático para educação infantil, ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, questões pedagógicas sobre sexualidade e gênero, multiculturalismo e educação, considerações sobre a educação de crianças surdas; entre outros. Também estão programadas atividades culturais.

As atividades são voltadas para os alunos do próprio curso. Outras informações com o professor Célio Costa, fone 3011-8909.