O Coro do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) convida coralistas de toda a região para a leitura pública do Réquiem do compositor romântico francês Gabriel Fauré. A atividade é uma prática bastante comum nos grandes centros musicais do mundo, um modelo democrático de levar a um público maior de cantores a experiência de integrar um grande coro na execução de uma grandiosa obra do repertório universal. Na liturgia cristã, o termo “réquiem” foi retirado da expressão requiem aeternam dona eis, que significa "dai-lhes o repouso eterno". Os réquiems mais famosos foram compostos pelos compositores Mozart, Brahms, Berlioz, Fauré  e Verdi.

A Missa de Réquiem de Gabriel Fauré é uma das mais importantes e populares obras musicais do repertório coral histórico universal. Escrito em sete partes, para Coro e solos para Soprano e Barítono, o Réquiem foi composto entre 1877 e 1888. O compositor buscava interpretar a morte como um descanso e não como o julgamento da alma penitente. Para Fauré, a morte era uma libertação feliz, daí chamarem ao seu Requiem por “canção de ninar”.

A leitura pública se dará em seis ensaios abertos, iniciando no dia 3 de outubro. Mas segue nas próximas segundas-feiras, das 9h40 às 12 horas, no Bloco 8, sala 8. Os cantores interessados devem ter disponibilidade para os ensaios, leitura musical fluente e experiência em canto coral.

Os participantes vão compor o grupo de uma ou mais apresentações públicas do Réquiem no mês de novembro (datas a confirmar) como desfecho da montagem trabalhada nos seis ensaios musicais. Todos terão direito a um certificado.

Outras informações e inscrições pelo telefone (44) 3011-1042 (Departamento de Música), ou (44) 9921-1042 (com Profª Andréia) ou pelos e-mails a_anhezini@yahoo.com.br ou sec-dmu@uem.br.