Durante a solenidade de abertura do XXXII Congresso Paranaense dos Estudantes de Zootecnia, na manhã desta quarta-feira, dia 28, evento organizado pela Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (Apez), o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, destacou que os futuros zootecnistas formados pela UEM têm o papel de ajudar a promover o desenvolvimento sustentável, tanto do ponto de vista produtivo como ambiental, uma vez que a UEM foi criada, há 41 anos, para promover a interiorização do desenvolvimento do Estado.

O reitor também destacou que o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM é um dos dois que possuem nota 6 na Capes, dos três programas com a mesma nota no Paraná. E que tem condições de melhorar ainda mais esta nota. Prates Filho lembrou que o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, prometeu ajudar todos os programas de pós-graduação das IES do Paraná a elevarem seus índices.

Também falaram na abertura a chefe-adjunta do Departamento de Zootecnia, Tatiana Carlesso dos Santos, a coordenadora do congresso, Simara Marcato, o professor Ferenc Istvan Bankuti e a presidente da Apez, Bruna Perez Ramires, que ressaltaram a importância do evento e da participação dos alunos e profissionais nas atividades, além de lembrar da tradição da iniciativa.

O congresso está debatendo temas ligados à produção animal e à consciência ambiental até sábado, 1º de outubro, na Universidade Estadual de Maringá, no anfiteatro do Nupélia (bloco G-90). Na programação, palestras e minicursos abordando manejo de matrizes, controle de metas de produtividade, suplementação mineral, adestramento, entre outros temas.

Outras informações na Apez, bloco F-5 (quiosques), telefone (44) 3011-4351, site www.facebook.com/apez2011 ou e-mail congressoapez2011@hotmail.com.