Dentro dos Festejos Farroupilhas, a Rádio UEM FM organizou, neste domingo, dia 25, o 1º Encontro de Tradições, como extensão do programa Pátria e Querência da emissora. Durante a solenidade de abertura, o reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou que a Universidade sempre está aberta à cultura e que respeita a cultura gaúcha. Informou que muitos professores são gaúchos e assim como muitos que passaram pela UEM. O deputado estadual Ênio Verri disse que o evento é importante para o Estado e que apoiará sempre realizações como essa. Lembrou que faz parte da família UEM e que estará presente sempre que for convidado. O patrão do CTG Rincão Verde, Valdir Frares, explicou o significado da Semana Farroupilha e agradeceu a UEM por abrir espaço para a tradição gaúcha.

O evento começou às 9 horas, na frente da Reitoria, com a recepção das comitivas CTG Rincão Verde; Rancho Fundo, de Marialva, que representou a Fazenda Experimental de Iguatemi, e Venda 200. Teve também o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná, de Maringá e do CTG, feito respectivamente pelo reitor, Verri, professor Ulysses Cecato e Frares. Cerca de 600 pessoas prestigiaram o encontro, que contou com a apresentação do Grupo Bailanta, dos Gauchinhos do Fandango, da Banda Alemã Grüne Stadt, da Banda de Música de Goioerê, do Grupo Califórnia de Campo Mourão, de João Fernandes do Mato Grosso e de Aracy e Dourival. Além deles, estiveram no palco os grupos  Fogança da UEM, de dança CTG de Maringá, a Alemã e Ucraniana. Foram realizadas ainda outras atividades, como recreação, jogos, refeição típica.

O programa da UEM FM disponibiliza um espaço para fomentar e divulgar a cultura gaúcha por meio de manifestações artísticas e culturais. Os Festejos ocorreram em comemoração à Revolução Farroupilha, um dos mais significativos movimentos de revolta civis brasileiros, ocorrido de 1835 a 1845.