A Reitoria e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários/DCT da Universidade Estadual de Maringá promoveram o 1º Café da Manhã para os Aposentados, nesta sexta-feira, dia 23. Os objetivos foram a de manter forte o vínculo da Instituição com os servidores que se aposentaram, manifestar a gratidão da Universidade a estes servidores pelos anos de serviços prestados e expressar sua importância na história do desenvolvimento da UEM. A Instituição tem cerca de 700 aposentados.

A programação começou com apresentação musical de Eliziário Ribeiro Júnior, Vicente, Mari Tenório e do Tijolo (José Ribeiro da Costa). Em nome dos aposentados, falou o professor Basílio Bacarin, que relembrou a história de construção da UEM, as dificuldades e lutas enfrentadas. Em nome dos que estão em fase de pré-aposentadoria, Vanildo Modesto Nunes destacou que já está se preparando para, quando receber o primeiro salário da aposentadoria, não ter um infarto. Ressaltou que é um prazer conhecer tantos que ajudaram a construir a Instituição e de ser servidor da UEM. A pastora Betina Cavalini fez uma comparação entre a missão do fósforo e da vela com a missão de cada pessoa, a de se doar e servir de acordo com seus dons e talentos. Lembrou que Deus conhece a todos desde antes do nascimento, acompanha nossos passos e nos conduz.

A vice-reitora Neusa Altoé ressaltou que as pessoas que estavam ali eram as que deram início à Universidade e ajudaram a construí-la. Aproveitou para agradecer também o apoio que tem recebido nessa fase de tratamento de saúde e dizer que são essas manifestações que têm dado forças a ela. O reitor Júlio Santiago Prates Filho iniciou sua fala dizendo que a data era especial para a UEM, dia em que estavam sendo saudados e homenageados os professores e funcionários que se dedicaram à Universidade, patrimônio científico e cultural. Destacou que foram 40 anos construindo sonhos e promovendo o movimento de expansão da interiorização do ensino superior público no Paraná, além de contribuir com a formação de professores com qualidade e ética em diversas áreas.

O reitor comentou que a questão da falta de recursos financeiros sempre existiu e sempre existirá. Mas que devemos sempre lutar e jamais desistir. Disse que a Reitoria estará sempre junto com a PRH na luta pela valorização dos aposentados. Segundo ele, a renovação acadêmica se faz necessária, mas enfatizou que não podemos desconsiderar a experiência, a excelência e a competência adquirida pelos professores, hoje aposentados, ao longo de suas missões universitárias. Prates Filho informou que levará adiante a sugestão do professor Manoel Jacó Garcia Gimennes de possibilitar que um representante dos professores e um dos funcionários aposentados tenha assento nos conselhos superiores.