A Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), do Ministério das Relações Exteriores, doou à Universidade Estadual de Maringá 518 livros. A Funag tem os objetivos de divulgar a política externa brasileira e a política internacional. São as mesmas obras utilizadas pelo MRE nos cursos de formação de diplomatas. Eles farão parte da futura biblioteca especializada em diplomacia e permitirão à UEM se especializar em diplomacia, direito internacional e relações internacionais.

A doação foi solicitada pelo professor Luiz Alberto Araujo, do Departamento de Direito Público, ao embaixador Gilberto Sabóia, presidente da Funag, durante sua ida a Brasília para proferir a palestra A Segurança Coletiva, a Legítima Defesa de Caráter Provisional e a Efetividade do Direito Internacional, no 9º Congresso Brasileiro de Direito Internacional. O evento foi realizado de 24 a 27 de agosto, numa promoção da Academia Brasileira do Direito Internacional, da Sociedade Brasileira do Direito Internacional e do Itamaraty.

Os livros chegaram à UEM na semana passada e foram oficialmente entregues aos chefes dos departamentos de Direito Público e de Direito Privado e Processual, respectivamente, Luís Otávio Goulart e Alaércio Cardoso, no dia 22 deste mês. Após catalogação, as obras ficarão na biblioteca setorial do Direito.