Nesse domingo, dia 5, os maringaenses tiveram um bom motivo para sair de casa, enfrentando o friozinho da manhã, e se dirigir à principal unidade de conservação da cidade.  Num gesto simbólico, todos foram convidados a abraçar o Parque do Ingá em uma manifestação de cidadania orquestrada pela Universidade Estadual de Maringá. A iniciativa abriu a segunda edição da Semana Ambiental da UEM. “Nossa proposta foi começar a Semana fora dos limites da Universidade com uma atividade que marcasse o Dia Mundial do Meio Ambiente”, explica o coordenador geral do evento, professor Marino Elígio Gonçalves.

Na avaliação dele, a proposta foi bem sucedida ainda que o número de participantes não tenha sido suficiente para que o abraço ganhasse toda a extensão do Parque. O mais relevante, na visão do professor, é que esse ato representou um despertar da cidadania coletiva, o que historicamente não faz parte dos hábitos do maringaense. “Acredito que a UEM, com essa mobilização, trouxe uma contribuição significativa nesse sentido”, disse o professor.

Alunos de Artes visuais fazen intervenção e realizam oficinas no Parque - Foto Tabajara Marques

Além do abraço, os alunos da graduação em Artes Visuais da Universidade, sob orientação da professora Sheilla Souza, também fizeram uma intervenção artística no parque, chamando atenção para o problema do lixo e também organizaram oficinas para confecção de  sacolas recicláveis feitas a partir de jornal, para substituir as sacolas plásticas no lixo doméstico seco.

A partir dessa segunda-feira, as atividades da Semana estarão concentradas no câmpus da UEM. A solenidade oficial de abertura será às 19h30, no auditório do  Dacese. Em seguida, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos, profere uma conferência em que irá debater a proposta do município para a instalação de uma usina termoelétrica alimentada com a queima de lixo.

A programação segue até o dia 10 com oficinas de educação ambiental, construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, entre outras. Além de palestras ligadas ao tema, que podem ser consultadas pelo site www.ddp.uem.br.

Outro destaque da Semana é a trilha ecocultural, com saída às 9 horas, no dia 8, em frente ao Museu da Bacia do Paraná. A proposta é percorrer diversos espaços dentro do câmpus sede, abrindo a UEM à comunidade maringaense para que a Instituição seja conhecida em seus diversos ambientes. O que se quer é provocar o senso de responsabilidade e respeito, sobretudo porque a UEM é um patrimônio que merece cuidado.
Outro ponto importante dentro da Semana é a  audiência pública da Comissão Ambiental da UEM, marcada para o dia 10, às 8h30, no Dacese. A Comissão foi criada, por ato oficial da Reitoria, para elaborar a Política Ambiental da Universidade, contribuindo alcançar a meta de transformar a UEM na primeira universidade 100% sustentável do Paraná.
“Nos dias 9 e 10 ocorrerá também a Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar e da Agroecologia de Maringá e Região, que será montada ao lado do Restaurante Universitário”, anunciou Marino Elígio Gonçalves, que também é o presidente da Comissão Ambiental.

Outras informações sobre a Semana no site do evento, ou pelo fone 44 3011-4782.